A SKA, desenvolvedora de software para o ambiente de produção com unidades em diversas regiões do Brasil, disponibilizou para comercialização uma linha de equipamentos para manufatura aditiva (impressão 3D) desenvolvida pela Markforged (Estados Unidos). 

 

Trata-se de uma série de impressoras 3D que podem efetuar operações complementares à usinagem nas ferramentarias. A linha de equipamentos é composta por versões voltadas para a fabricação de dispositivos para usinagem e garras para robôs industriais, além de componentes como gabaritos e berços, por exemplo (fotos ao lado).

 

Os aços ferramenta H13, 17-4 PH e Inconel estão entre os materiais que podem ser processados por alguns modelos de equipamentos para manufatura aditiva fornecidos pela SKA. A linha também conta com impressoras 3D recomendadas para a fabricação de peças auxiliares usando materiais como Onyx (nylon 6 + fibra de carbono), Vega (PEEK + fibra de carbono) e Ultem 9085, entre outros.

 

O objetivo da SKA, conforme um comunicado à imprensa, é aumentar o fornecimento de tecnologias de manufatura aditiva para empresas do setor de usinagem que contam com a expertise de engenharias de alto desempenho, proporcionando aumento da produtividade.

 

“Vemos empresas alcançarem excelentes resultados com a manufatura aditiva pelo uso de impressoras 3D industriais, que podem contribuir para a redução de prazos de fabricação e oferecer custos extremamente competitivos”, comentou Micael Mota, Head de manufatura aditiva da SKA.

 

___________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________

 

Imagens: SKA/Divulgação.

 

Conheça mais tecnologias de manufatura aditiva:

 

Peças metálicas resistentes e impressas em 3D

 

Impressora 3D de metais da EOS foi projetada para produção seriada

 

#SKA #Markforged #MáquinaseMetais



Mais Notícias CCM



DMG Mori aposta na manufatura híbrida com seus novos equipamentos

Ao combinar processos subtrativos e aditivos, os novos equipamentos da empresa possibilitam a fabricação de componentes multimateriais, com diferentes requisitos em cada ponto de sua geometria.

10/12/2025


Acordo vai promover a manufatura aditiva de peças metálicas em escala industrial

A Stratasys adquiriu participação na Tritone, desenvolvedora de tecnologia para a manufatura aditiva de metais e materiais cerâmicos. O objetivo é promover o uso do método na fabricação de componentes críticos em larga escala, utilizando ligas especiais como o Inconel 718.

10/12/2025


Metalurgia do pó é tema de novo livro

Obra lançada pela ABM e a Editora Blucher traz informações sobre a fabricação de pós metálicos e os processos que envolvem o uso de materiais desse tipo.

25/11/2024