Fornecedora de sistemas completos de pintura, a Dürr (São Paulo, SP) expandiu seu sistema de pré-tratamento modular EcoProWet EC para incluir recursos de revestimento de superfícies por eletrodeposição catódica.
Com projeto compacto, o sistema úmido é ideal para capacidades pequenas e médias de produção, de até 30 unidades por hora. Na pintura de veículos, o pré-tratamento ainda é uma das etapas mais intensivas do processo em termos de espaço devido aos grandes tanques necessários para limpeza básica e para a eletrodeposição catódica, projetados para acomodar as maiores dimensões de carroceria de automóvel e os mais longos tempos de processo.
 unidades por hora. Na pintura de veículos, o pré-tratamento ainda é uma das etapas mais intensivas do processo em termos de espaço devido aos grandes tanques necessários para limpeza básica e para a eletrodeposição catódica, projetados para acomodar as maiores dimensões de carroceria de automóvel e os mais longos tempos de processo.
Após o pré-tratamento, as carrocerias são transportadas para o sistema de eletrodeposição catódica, que deposita uma camada de tinta eletroforética de forma ininterrupta nas superfícies das carrocerias, fornecendo proteção anticorrosiva e servindo como uma base adesiva para o futuro acabamento.
Contrastando com sistemas tradicionais, o EcoProWet é escalável e define novos padrões em termos de requisitos de espaço. O projeto conta com cubas compactas individuais, em vez de sistemas contínuos. Duas torres pendulares controladas de forma independente elevam as carrocerias dos automóveis dos transportadores transversais e os direcionam para o banho. Com um ângulo de imersão de até 60 graus, as montadoras podem personalizar o processo de imersão para diferentes modelos. Cada tanque de imersão pode trabalhar com até dez unidades por hora. Durante a imersão de três a cinco minutos, a tinta é energizada, formando uma camada fina e uniforme na superfície da carroceria.
O sistema EcoProWet é indicado para capacidades pequenas e médias de produção. Seu projeto modular permite a expansão para até 30 unidades por hora. Assim, fabricantes automotivos podem ampliar o sistema de acordo com suas necessidades de produção, reduzindo custos operacionais.
________________________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________________
Imagens: Dürr
 
Leia também:
Valmet traz máquina de gravação a laser para as Américas
Mais Notícias CCM
Empresa brasileira passou a ser integradora do Zenon, um sistema de controle de processos, energia e manufatura inteligente utilizado em mais de 60 países.
27/10/2025
O Grupo Laprosolda e a Hexagon realizaram um estudo para a otimização da soldagem de chapas de aço A131 usadas na construção de uma caçamba submetida a ambiente portuário. O estudo envolveu o controle de temperatura da chapa durante a soldagem de maneira a não danificar o revestimento da caçamba.
27/10/2025
SENAI e BNDES investirão R$ 45,3 milhões em 91 projetos de digitalização da indústria. A iniciativa tem foco em mais de 2,6 mil micro, pequenas e médias empresas que receberão as tecnologias em projetos de indústria 4.0.
27/10/2025