Fornecedora de sistemas completos de pintura, a Dürr (São Paulo, SP) expandiu seu sistema de pré-tratamento modular EcoProWet EC para incluir recursos de revestimento de superfícies por eletrodeposição catódica.

Com projeto compacto, o sistema úmido é ideal para capacidades pequenas e médias de produção, de até 30 unidades por hora. Na pintura de veículos, o pré-tratamento ainda é uma das etapas mais intensivas do processo em termos de espaço devido aos grandes tanques necessários para limpeza básica e para a eletrodeposição catódica, projetados para acomodar as maiores dimensões de carroceria de automóvel e os mais longos tempos de processo.

Após o pré-tratamento, as carrocerias são transportadas para o sistema de eletrodeposição catódica, que deposita uma camada de tinta eletroforética de forma ininterrupta nas superfícies das carrocerias, fornecendo proteção anticorrosiva e servindo como uma base adesiva para o futuro acabamento. 

Contrastando com sistemas tradicionais, o EcoProWet é escalável e define novos padrões em termos de requisitos de espaço. O projeto conta com cubas compactas individuais, em vez de sistemas contínuos. Duas torres pendulares controladas de forma independente elevam as carrocerias dos automóveis dos transportadores transversais e os direcionam para o banho. Com um ângulo de imersão de até 60 graus, as montadoras podem personalizar o processo de imersão para diferentes modelos. Cada tanque de imersão pode trabalhar com até dez unidades por hora. Durante a imersão de três a cinco minutos, a tinta é energizada, formando uma camada fina e uniforme na superfície da carroceria.

O sistema EcoProWet é indicado para capacidades pequenas e médias de produção. Seu projeto modular permite a expansão para até 30 unidades por hora. Assim, fabricantes automotivos podem ampliar o sistema de acordo com suas necessidades de produção, reduzindo custos operacionais. 

 

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Imagens: Dürr


 

 

 

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