A Amanco Wavin, fabricante de tubos e conexões, acaba de lançar o projeto Takeback, com o objetivo de desenvolver produtos com baixa pegada de carbono a partir da inserção de matéria-prima reciclável em sua linha de produção.

 

A iniciativa, implementada inicialmente no Estado de São Paulo, prevê a coleta de tubos e acessórios de poli(cloreto de vinila) (PVC) em um raio de até 150 quilômetros das cidades de Campinas, Sorocaba, Sumaré e da capital, os quais serão destinados à reciclagem e incorporação nos processos produtivos da empresa.

 

A expectativa é que sejam recolhidos no Brasil, ainda em 2025, 100 toneladas de PVC e a incorporação de 5,3% de matéria-prima reciclada na produção, atingindo 40 mil toneladas de PVC reaproveitado.

 

De acordo com um estudo de análise do ciclo de vida dos produtos da Amanco Wavin, o uso de matéria-prima circular pode diminuir em até 80% a pegada de carbono na fabricação de novos produtos. Em termos práticos, a produção de 1 quilo de tubos de PVC com matéria-prima virgem emite cerca de 1,9 kg de CO₂; já a produção da mesma quantidade a partir de material circular tem uma emissão de 0,4 kg de CO₂.

 

Isso significa, por exemplo, que para produzir 100 metros do tubo DN200 SNB, é possível alcançar uma economia de 384 kg de emissão de CO₂, o equivalente à absorção de 15 árvores ou à emissão de um carro familiar em um percurso de 1.920 quilômetros.

 

As construtoras interessadas em participar do projeto poderão solicitar, de forma gratuita, a retirada de resíduos a partir de 300 quilos, por meio de formulário disponível no site do projeto. É possível agendar o recolhimento de tubos para água e esgoto, eletrodutos, conexões, forros, esquadrias e perfis. Eles devem ser armazenados em bags e estar livres de resíduos como cimento, concreto, materiais ferrosos, borrachas de vedação ou outros contaminantes.

A partir de 12 meses de participação ativa, os parceiros receberão certificado indicando a redução de CO₂ alcançada, validado por instituição do setor.

 

“O projeto Takeback não surge isoladamente, mas sim como um pilar fundamental da nossa estratégia de sustentabilidade e economia circular. Por meio da oferta de produtos de baixo carbono, buscamos impulsionar o mercado com alternativas cada vez mais inovadoras, demonstrando nosso compromisso com um ciclo de vida responsável para nossos produtos”, comentou Glaucia Faria (foto ao lado), gerente de Responsabilidade Social e Sustentabilidade para as Américas da Amanco Wavin.

 

 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________

 

 

Imagens: Amanco Wavin

 

 

Leia também:

 

Câmara de pirólise simplifica a limpeza de telas de extrusoras


Fotodegradação, um caminho para a reciclagem avançada de plásticos pretos

 



Mais Notícias CCM



Maximu’s Embalagens Especiais intensifica produção de PEBD reciclado

Firmar parceria com o SENAI e cooperativas de reciclagem é a estratégia da empresa que opera no Grande ABC. O objetivo é seguir aumentando o uso de polietileno de baixa densidade reciclado, proveniente de sobras de processos produtivos, na fabricação de embalagens como calços e plástico bolha.

29/07/2025


Estudo mapeia produtos químicos presentes nos materiais plásticos

Levantamento publicado pela revista Nature revela que os materiais plásticos contêm mais de 16 mil substâncias químicas, muitas delas com riscos potenciais para a saúde humana. O mapeamento fornece também uma base para o desenvolvimento de plásticos mais seguros e sustentáveis.

22/07/2025


PET reciclado será usado na fabricação de big bags

A ICL conta com a Plastic Bank e a Packem em um projeto que visa à fabricação de mais de 400 mil big bags usando garrafas PET recicladas.

14/07/2025