Foi lançada pela Copaza, com sede na cidade catarinense de Içara, uma linha de copos que têm em sua formulação um aditivo composto pela enzima BioSphere, tecnologia desenvolvida pela Brisco, a qual torna os copos biodegradáveis, evitando que eles gerem microplásticos.

 

A tecnologia BioSphere promove a biodegradação atraindo microrganismos que poderão se alimentar do material plástico dos copos. Em até três anos, conforme divulgação à imprensa, um copo descartado se decompõe e é convertido em biomassa, gás carbônico, metano e água, e não gera resíduos tóxicos.

 

Carlos Eduardo Jabur, representante da Brisco do Brasil, empresa que tem filial nos Estados Unidos, explicou como ocorre a biodegradação dos novos copos: “Essa transformação ocorre por meio de um processo de biodigestão anaeróbica, ativado em ambientes como o solo, aterros sanitários ou o mar. A enzima presente no aditivo atrai mais de 600 tipos de microrganismos que ‘se alimentam’ do polímero, quebrando sua cadeia molecular de forma completa e natural”.

 

Os copos fabricados com a tecnologia BioSphere mantêm todas as características dos copos feitos de plásticos convencionais e foram aprovados para poder ter contato com bebidas e alimentos, de acordo com certificações internacionais como, por exemplo, a ASTM D5511 (ISO 15985).

 

Na seção Bioplásticos em nosso portal você encontrará informações sobre os recentes desenvolvimentos realizados neste setor. E na seção Guias estão disponíveis informações sobre fornecedores de bioplásticos.

 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________

 

Imagem: Copaza/Divulgação.

 

Você também pode gostar:

 

Seminário vai discutir a reciclagem como negócio

 

Percepção do consumidor sobre embalagens em bioplásticos é tema de pesquisa

 

Fotodegradação, um caminho para a reciclagem avançada de plásticos pretos

 

#Copaza #Brisco #PlásticoIndustrial



Mais Notícias CCM



Evento sobre tendências de embalagens acontece em fevereiro

Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.

03/02/2026


Indústria de máquinas vendeu mais em 2025

Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.

03/02/2026


Alpla fecha 2025 com faturamento de 5,2 bi de euros

O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.

03/02/2026