O projeto Reclaim do Aimplas – Instituto Tecnológico del Plástico –, situado na Espanha, tornou realidade a construção de uma célula de reciclagem portátil que conta com robôs e inteligência artificial (IA) para realizar a triagem de resíduos.

A unidade pode ser instalada em parques fabris onde são processados materiais plásticos, de maneira a facilitar a triagem de resíduos que serão reciclados e convertidos em matéria-prima, e também em locais remotos ou em eventos, por exemplo.


 

Visão externa e interna da unidade de reciclagem portátil desenvolvida pelo Aimplas. Imagens: Aimplas/Divulgação 


Os robôs são programados para manipular resíduos como garrafas plásticas e embalagens para alimentos, além de latas de alumínio e embalagens de papel, os quais são classificados de acordo com sua composição por um sistema de visão computacional alimentado com dados provenientes de processos de triagem e gerenciado por inteligência artificial, que garante a precisão da triagem. O sistema faz a identificação de materiais e cores, em rótulos ou etiquetas, por exemplo, por radiação eletromagnética em infravermelho.


O objetivo do projeto é oferecer uma unidade robotizada modular de triagem de materiais que atenda à demanda da indústria de transformação de plásticos, e, inclusive, de cooperativas de reciclagem, bem como de outros setores que pretendem executar ações alinhadas com os conceitos de sustentabilidade e em conformidade com a economia circular.   


Um vídeo que mostra como funciona uma célula de reciclagem do projeto Reclaim pode ser visto a seguir.

 

 

Javier Grau, investigador em reciclagem mecânica do Aimplas, que participa do projeto, deu mais exemplos de como a célula robotizada portátil pode ser utilizada: “Ilhas remotas, zonas rurais de difícil acesso ou regiões com infraestrutura limitada são apenas alguns cenários onde este equipamento pode fazer uma diferença significativa. Além disso, a unidade também serve como solução ideal para eventos de grande porte, como festivais, concertos ou competições esportivas onde a geração massiva de resíduos em um único local requer tratamento imediato. Também pode complementar as usinas de reciclagem existentes em áreas turísticas que enfrentam flutuações populacionais significativas durante os períodos de pico”.

 

_____________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

_____________________________________________________________________________

 

Você também pode gostar:

 

Contêiner móvel é usado na triagem de plásticos coletados em rios

 

Plástico Brasil 2025 promoverá a sustentabilidade dentro e fora da indústria

 

Balanço de massa. Entenda o conceito que norteia a sustentabilidade no setor de plásticos.

 

#Aimplas #Reclaim #PlásticoIndustrial



Mais Notícias CCM



Maximu’s Embalagens Especiais intensifica produção de PEBD reciclado

Firmar parceria com o SENAI e cooperativas de reciclagem é a estratégia da empresa que opera no Grande ABC. O objetivo é seguir aumentando o uso de polietileno de baixa densidade reciclado, proveniente de sobras de processos produtivos, na fabricação de embalagens como calços e plástico bolha.

29/07/2025


Lindner inaugura subsidiária LATAM em São Paulo

A fabricante austríaca de equipamentos para reciclagem anunciou a criação de sua subsidiária dedicada ao mercado latino-americano, que terá sede na capital paulista.

22/07/2025


PET reciclado será usado na fabricação de big bags

A ICL conta com a Plastic Bank e a Packem em um projeto que visa à fabricação de mais de 400 mil big bags usando garrafas PET recicladas.

14/07/2025