A 4a edição da Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico –, que acontece de 24 a 28 de março de 2025 em São Paulo (SP), vai integrar uma exposição de tecnologias para a transformação de resinas plásticas e reciclagem com uma programação que vai promover a economia circular e a sustentabilidade durante os cinco dias do evento.
Na feira, que é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) e da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), promovida e organizada pela Informa Markets Brasil, os visitantes poderão ver de perto máquinas e sistemas projetados para a fabricação de peças plásticas, obter informações sobre diferentes tipos de matérias-primas, conhecer novos projetos de inovação para a indústria de manufatura, serviços e produtos.
As atrações incluem o “Parque de Ideias”, um espaço dedicado a apresentações de trabalhos realizados por instituições de pesquisa e ensino, e o “Workshop de troca rápida de moldes”, que será realizado em parceria com o SENAI, no qual o tema principal será o SMED – Single Minute Exchange of Die –, um método que proporciona a redução do tempo de setup de máquinas injetoras para menos de 10 minutos. A Escola Móvel de Nanotecnologia (SENAI) também realizará demonstrações envolvendo tecnologias presentes em ambientes laboratoriais inseridos na indústria dos plásticos, tais como microscópio eletrônico de varredura e analisador de partículas.
E as novidades não param por aí, pois, pela primeira vez na feira, será apresentado um projeto de economia circular desenvolvido pelo Instituto Sou do Plástico em parceria com a Escola Técnica Estadual (ETEC) de Mairiporã (SP). O projeto tem como objetivo prolongar a vida útil do plástico e abrange um processo de reciclagem que transforma tampinhas plásticas em produtos como, por exemplo, suportes para telefones celulares.
Neste sentido, também será apresentado o projeto “Sacola Circular”, que consiste em proporcionar aos visitantes uma experiência educativa que envolve a imersão em conhecimento sobre os materiais plásticos e como eles podem ser utilizados na fabricação de sacolas recicláveis, bem como serão realizadas ações ligadas ao projeto “Recicla Plástico Brasil”, que visa ao fortalecimento da cadeia de reciclagem e promove a integração entre empresas, instituições e a sociedade.
A agenda abrange ainda ações que serão realizadas pelo projeto Tampinha Legal, que incentiva a reciclagem de tampinhas plásticas e destina recursos arrecadados para causas sociais, e o projeto “Segunda Sustentável”, que tem como premissa o incentivo ao consumo responsável de plástico, e que envolve outros temas alinhados aos conceitos de sustentabilidade.
Ferramentarias vão divulgar seus serviços e expor produtos durante a feira no Abinfer Business Center – ABC 2025 –, que está na 4a edição e que consiste em um espaço dedicado a negócios no ramo de desenvolvimento e fabricação de ferramental para a indústria de manufatura.
No site da Plástico Brasil podem ser obtidas mais informações.
_____________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
_____________________________________________________________________________
Imagem: Plástico Brasil/Divulgação.
Participe de eventos do setor dos plásticos:
Bioplastics Brazil abre submissão de trabalhos técnicos
Próximos cursos e eventos do setor dos plásticos
#PlásticoBrasil #FeiraInternacionaldoPlástico #PI
Mais Notícias CCM
O Instituto Brasileiro do PVC divulgou um relatório que detectou um aumento de 12,4% do consumo aparente de PVC entre 2023 e 2024. O volume de material reciclado também teve um incremento.
22/04/2025
No próximo dia 29 de abril será lançada oficialmente a Feira e Congresso Internacional TECHMEI 2025, evento voltado para importadores e distribuidores de equipamentos industriais.
22/04/2025
A Abief encomendou um estudo à MaxiQuim que apontou aumento de 2,5% da produção de embalagens flexíveis e alta de 7,6% do faturamento do setor entre 2023 e 2024. O uso de material reciclado também aumentou.
22/04/2025