A HORSE, fabricante global de sistemas powertrain, com unidade brasileira em Curitiba (PR), anunciou a assinatura de um acordo para o fornecimento de motores com a tecnologia Range Extender para o veículo de passeio Lecar 459 Hybrid, primeiro modelo da montadora brasileira Lecar, a ser lançado em 2026.

 

A Lecar anunciou no início deste ano a sua entrada no mercado de veículos elétricos e híbridos, e vai comprar da HORSE, inicialmente, 12.000 unidades anuais dos motores HR10, de 1.0 litro e 3 cilindros, com a possibilidade de aumento de volume, conforme a demanda.

 

Os motores HR10 são projetados para operar com gasolina e etanol e servirão como motor a combustão no powertrain (conjunto que compreende motor, transmissão, diferencial e eixos) do Lecar 459 Hybrid, um veículo de passageiros, aproveitando seu sucesso comprovado nas soluções para veículos comerciais leves. Além do HR10, o Lecar 459 Hybrid utilizará um gerador elétrico da WEG, empresa parceira de componentes elétricos da HORSE para a solução Range Extender.

 

“Nossa equipe tem um plano extremamente ambicioso para o Lecar Hybrid 459, primeiro veículo elétrico totalmente brasileiro. A HORSE está perfeitamente alinhada com a visão da Lecar de revolucionar o mercado automotivo brasileiro com soluções produzidas localmente”, comentou Flávio Figueiredo Assis, fundador e CEO da Lecar.

 

A HORSE resulta de uma joint venture entre o Grupo Renault e a chinesa Geely. Foi formalmente criada em 2023, com o objetivo de desenvolver e produzir powertrains de baixa emissão e tecnologias híbridas.

 

 

______________________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

______________________________________________________________________________________

 

 

Imagem: HORSE/Lecar

 

 

Notícias relacionadas:

 

Lecar desiste de produzir carros elétricos, mas vai focar nos híbridos.

 

Estudo da CNI mapeia oportunidades no mercado de hidrogênio

 



Mais Notícias MM



CNI e Abimaq reagem ao tarifaço de Trump

CNI vai organizar missão de empresários aos EUA para reforçar os laços comerciais entre empresas, enquanto a Abimaq avalia as perdas que o setor de máquinas e equipamentos poderá sofrer em decorrência do aumento das tarifas.

07/04/2025


Fundimig tem nova célula robotizada para rebarbação

Fundição mineira adquiriu da gaúcha Dalca uma célula robotizada para acabamento de peças metálicas.

07/04/2025


MWM amplia centro para distribuição de peças fabricadas por usinagem

A empresa que integra o Grupo Tupy vai expandir seu centro de distribuição de peças situado no interior de SP. O objetivo é aumentar a produtividade e a capacidade logística.

13/01/2025