A ABI Research, empresa de análises com matriz nos Estados Unidos, desenvolveu um estudo intitulado “68 tendências tecnológicas que vão moldar 2021” (68 Technology Trends That Will Shape 2021), no qual dedica espaço também para os rumos que a indústria de manufatura deve tomar. 

Temas gerais como telecomunicações, robótica e desafios logísticos impactam diretamente o ambiente industrial e ajudaram a identificar algumas probabilidades no setor, de modo a nortear os investimentos nas tecnologias que tendem a ter mais sucesso, com destaque para três delas.

 

Manufatura aditiva

Os pesquisadores de mercado da ABI ponderam que a manufatura aditiva tem avançado gradativamente, passando do status de tecnologia de produção de pequenas séries para o de grandes volumes, tendo por base o avanço na tecnologia de software voltada para o setor, especialmente com apoio mais amplo para sistemas de manufatura aditiva em plataformas IoT, além da ênfase na simulação e integração de parâmetros de processo.

 

Simulação como apoio aos processos industriais

A pandemia da Covid-19 fez mostrou o quanto as conexões digitais não conseguiram prever o aumento da demanda de determinados produtos devido ao fato de a aprendizagem de máquina levar em conta apenas padrões históricos. Simular cenários passará a ser uma rotina, e os sistemas disponíveis para isso poderão atuar precisamente na definição de condições do tipo “e se” (what-if), capacitando a cadeia de suprimentos a trabalhar com condições pouco previsíveis.

 

5G e fabricação inteligente

O uso da tecnologia 5G para a conectividade contribuirá para estabelecer vantagens operacionais para as fábricas que já usam ferramentas da Indústria 4.0, permitindo explorar o uso de ferramentas sem fio como alavanca para a fabricação inteligente.

 

O relatório da ABI, em inglês, pode ser baixado mediante inscrição, e traz também informações sobre outras tendências tecnológicas para o próximo ano.


 

Conteúdo relacionado:

 

Manufatura Digital Direta: O próximo passo da impressão 3D e da Manufatura Aditiva

 

A transição entre injeção e impressão 3D



 

Foto: ABI

 

#tendências2021

 



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024