Entrou em vigor no início deste mês uma resolução aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) que alterou as regras de aplicação do Fundo da Marinha Mercante de modo a favorecer a renovação da frota de barcos de pesca no País,o que trará oportunidades para as empresas que atuam no setor metalmecânico, seja como construtoras ou como prestadoras de serviços de usinagem que atuam na fabricação de componentes por processos como torneamento, retificação, furação, etc.

 

A Resolução nº 5.031, aprovada no final de julho, prevê o financiamento de até 90% do valor de projetos de construção ou produção de embarcações destinadas à pesca artesanal, com o uso dos recursos do fundo. Também ajusta as taxas de juros dos financiamentos para 1% ao ano (para a pesca artesanal) até 8%, dependendo do tipo de embarcação, prazo de carência, prazo de amortização e itens utilizados (nacionais ou importados).

 

A reformulação das regras também passou a contemplar a concessão de empréstimos a empresas estrangeiras e o apoio do fundo à construção e produção de embarcações destinadas à pesca industrial. Anteriormente estava prevista a aplicação dos recursos somente para a pesca artesanal.


 

Foto: Freepik


 

Leia também:

 

Máquinas multitarefa, automação e conectividade na IMTS

 

Como driblar a alta dos preços do aço


 

#construçãonaval

#marinhamercante



Mais Notícias MM



ArcelorMittal tem novo centro de distribuição em SP

A unidade recém-inaugurada do grupo empresarial contou com investimento de R$ 10 milhões.

13/05/2024


Netzsch inaugura nova fábrica de bombas no Brasil

Fabricante alemã de bombas de fuso escolheu a cidade de Pomerode (SC) para sediar sua nova fábrica em território brasileiro, optando por um modelo híbrido em relação às operações de usinagem.

01/04/2024


MWM, uma empresa Tupy, investe em peças de reposição e em novo motor para o setor de defesa.

Os atuais planos da MWM incluem atender à demanda de setores consumidores de propulsores para veículos fora de estrada, implementos agrícolas, máquinas para geração de energia e para o setor marítimo. Assim, a empresa ampliou o seu portfólio de peças para motores a diesel e está também participando de um projeto de atualização do motor do veículo militar Cascavel, do Exército Brasileiro. Novos equipamentos de usinagem e fundição deverão ser adquiridos.

07/03/2024