A International Machine Tool Show (IMTS) é conhecida como o mais importante evento norte-americano no setor de máquinas-ferramenta. A edição deste ano, prevista para o período de 12 a 17 de setembro, no McCormick Place, em Chicago (IL), promete trazer de volta as novidades em termos de tecnologia para o setor, em formato totalmente presencial.

 

Uma das mais fortes tendências em sistemas CNC tem sido o conceito de configuração única, incorporado às novas máquinas multitarefas, que serão exibidas no Pavilhão de usinagem da feira.

As máquinas multitarefas combinam operações de torneamento, fresamento, furação, rosqueamento, furação profunda, fresamento, desbaste, brochamento, retificação e preparação de superfície. Há ainda modelos híbridos, com recursos adicionais para operações a laser, soldagem por fricção, manufatura aditiva e eletroerosão a fio.

 

Ao realizar todo esse trabalho em uma única fixação, essas máquinas reduzem o tempo de configuração e eliminam os riscos associados à movimentação das peças entre estações de trabalho, liberando os operadores para a realização de outras tarefas.

 

Essas máquinas atraem especialmente as empresas que anteriormente necessitavam deslocar as peças de um equipamento a outro (torno, fresadora vertical e outras máquinas) até obter a peça final. De acordo com a organização da feira, a escassez de mão-de-obra no mercado norte-americano é o principal motivo para o aumento da procura pelos modelos multitarefa.

 

Automação e conectividade

 

Outra direção que o mercado norte-americano está tomando diz respeito a uma nova geração de máquinas mais acessíveis, com novos controles e programação que permite a conectividade e a integração. Todo o esforço visa remover as barreiras à adoção das novas tecnologias.

 

Quase todas as estratégias de eficiência de fabricação incluem o uso de automação. Assim, as máquinas CNC a serem expostas já incluem alterações de projeto como porta automática frontal e interface para robôs.

 

Os fabricantes de máquinas também estão facilitando a coleta de dados ao conectá-las usando padrões abertos como o MTConnect, da Association for Manufacturing Technology (AMT), predominante entre os desenvolvedores de equipamentos CNC. A ênfase está em tornar a interação mais eficiente por meio de aplicativos de análise de dados on-line, sejam eles relacionados a componentes de máquinas CNC ou à produção de peças.


 

Fotos: IMTS


 

Leia também:

 

Estudo aponta “máquina como serviço” como tendência no setor de equipamentos industriais

 

Automação no carregamento de peças em centros de usinagem



 

#IMTS



Mais Notícias MM



Fórum de manufatura terá nova edição em SP

Manufatura estratégica e pessoas à frente da digitalização de processos produtivos serão alguns dos temas abordados no evento.

29/02/2024


Feira TMTS terá a transformação digital e indústria verde como temas

Evento que acontece em Taiwan contará com fóruns sobre o futuro da indústria de manufatura e o desenvolvimento de máquinas inteligentes.

05/02/2024


Usinagem. Treinamento presencial e on-line

Cursos de programação para equipamentos de usinagem oferecidos pelo Senai, e de fresamento CAM fornecido pela Render Cursos, seguem com inscrições abertas.

05/02/2024