Os profissionais da soldagem e também estudantes que pretendem aumentar seu conhecimento sobre este setor podem acrescentar ao seu material de estudo alguns livros que trazem conteúdo sobre a união de chapas, tubos e perfis metálicos, assim como outros tipos de aplicação da soldagem no setor metal mecânico.

 

Em meio às diversas obras literárias que tratam de soldagem disponíveis atualmente para comercialização, selecionamos três livros, escritos em português. As obras mencionadas a seguir tratam do cotidiano de soldadores que atuam tanto em parques fabris quanto em pequenas indústrias, seja trabalhando na construção de peças estruturais, tubulações ou em reparos em estampos e moldes, por exemplo.

 

O cobre também está entre os temas tratados aqui. Recentemente, foi lançada uma obra literária, também escrita em português, sobre a história desse material, contendo também informações técnicas e exemplos de aplicação.   

 

A obra intitulada “Soldagem”, que integra a coleção “Informações tecnológicas” publicada pela Senai-SP Editora, possui 720 páginas. Este livro trata de tópicos sobre os conceitos de física e química aplicados à soldagem, segurança no trabalho, fundamentos de metalurgia e de tratamento térmico. Também traz conteúdo sobre as características e parâmetros de processos de soldagem, informações sobre equipamentos pensados para esta área e preparação de juntas, e, inclusive, aborda processos de corte de metais e ensaios mecânicos e não destrutivos.

 

Imagem: SENAI-SP Editora

 

 

 

A 2a edição do “Manual do soldador”, de autoria de Luiz Gimenes Junior, Marcos Vinícius Salvadori Gimenes e Edson Urtado, publicado pelo Infosolda, possui 190 páginas. Nelas, o leitor vai encontrar mais de 60 tabelas para consulta rápida, além de mais de 350 ilustrações sobre soldagem. Em resumo, a obra trata de processos de soldagem de aço carbono, aço inox, metais de baixa liga, cobre, alumínio, aços ferramentas e ferro fundido, entre outros.

 

 

Imagem: Infosolda

 

 

 

O livro “Soldagem por resistência: máquinas, processos e aplicações”, de autoria de Hideraldo Branco, publicado pela Editora Mepe, tem 150 páginas. Na publicação são abordadas as peculiaridades do processo de soldagem por resistência, assim como os desafios relacionados a este tipo de soldagem, um método muito utilizado para a união de chapas metálicas na indústria metal mecânica e automotiva. 

 

 

Imagem: Editora Mepe

 

 

 

 

Cobre e suas ligas

 

Foi lançado recentemente pela Termomecanica (São Bernardo do Campo, SP) o livro “Cobre e suas ligas: Tecnologia da manufatura, caracterização e aplicações”, que foi publicado pela Editora Blucher. Ele possui 260 páginas e traz informações sobre as características do cobre, assim como trata de processos produtivos e da história do material que é o tema central da obra. O leitor também vai encontrar exemplos de aplicação do cobre e curiosidades. O livro é resultado de um esforço colaborativo entre acadêmicos e especialistas do setor do cobre.

 

 

Imagem: Termomecanica

 

 

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 3322-0050 (Senai-SP Editora), (11) 9.1713-0190 (Infosolda), (41) 9.9172-1182 (Editora Mepe) e (11) 3078-5366 (Blucher).

___________________________________________________________________________________

Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________

Imagem: Fxquadro, Freepik.

 

Conheça outras obras que versam sobre o setor metal mecânico:

 

Tudo sobre conformação mecânica

 

Soldagem e seus fundamentos são temas de livro

 

#SENAIEditora #Infosolda #EditoraMepe #Termomecanica #CCM



Mais Notícias PI



Centro brasileiro de cibersegurança intensifica pesquisas

O CISSA ampliou estudos em inteligência contra ameaças cibernéticas, proteção de dados e gestão de acesso, também no ambiente industrial.

08/12/2025


Anfavea aponta aumento da produção de automóveis e ônibus entre 2024 e 2025

Balanço do setor automotivo realizado pela Anfavea mostrou aumento de 5,2% da produção de automóveis, bem como alta de 3,7% da produção de veículos comerciais leves e de 5,5% de ônibus, entre 2024 e 2025. As exportações de automóveis para a China já são maiores que as destinadas à Argentina.

08/12/2025


Lubrificantes aditivados para estampagem agregam diferentes funções

A paulista Biolub criou lubrificantes aprimorados para os processos de conformação a frio. Aditivos como antioxidantes conferem mais funções aos produtos.

08/12/2025