Um consórcio que tem como objetivo promover a coleta, reciclagem e comercialização de plásticos reciclados, além de proporcionar aos catadores bonificações, foi formado pelo Plastic Bank, com sede no Canadá e subsidiária no Brasil, a Clean Plastic e a Packem, ambas com sede em Curitiba (PR).

As partes envolvidas vão trabalhar juntas de maneira a incentivar a inserção de plásticos reciclados – com atestado de qualidade e procedência por parte do Plastic Bank – na produção de embalagens e outros itens. Outra ação deste programa, alinhado com as diretrizes de um trabalho denominado Plástico Social®, é a bonificação que será concedida aos catadores por cada quilo de plástico coletado.
Ainda sobre as atividades que serão desenvolvidas, a Clean Plastic será responsável pela reciclagem de polipropileno (PP) e polietileno (PE), ao passo que a Packem vai atuar na reciclagem de poli(tereftalato de etileno) (PET).
O diretor de parcerias estratégicas da Plastic Bank, Ricardo Araujo, comentou: “Desde 2019, com operações no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Espírito Santo, já destinamos mais de 6 milhões de quilos de plástico para a reciclagem. Queremos que empresas e consumidores percebam o valor agregado desse plástico, que pode ser usado na produção de embalagens e produtos que consumimos no nosso dia a dia”.
_________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
_________________________________________________________________________________
Imagem: Prostooleh, Freepik.
A reciclagem de plásticos em outras frentes de trabalho:
Equipamento retira automaticamente arames de fardos de material reciclável
Banco de dados reúne informações sobre plásticos recicláveis
#PlasticBank #CleanPlastic #Packem #PlásticoIndustrial
Mais Notícias PI
Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.
03/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
03/02/2026
O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.
03/02/2026