A montadora alemã BMW inaugurou no final de junho a sua estamparia de última geração, na cidade norte-americana de Spartanburg (Carolina do Sul). A unidade vai produzir peças para o novo BMW X3, que foi apresentado ao mercado local durante a cerimônia. Os componentes incluem as quatro portas do veículo, para-lamas, porta traseira e laterais externas da carroceria.
Até 2030, o Grupo BMW montará nos Estados Unidos pelo menos seis modelos totalmente elétricos, cujas baterias de alta tensão virão da cidade vizinha Woodruff, onde o grupo está atualmente construindo uma fábrica, fortalecendo sua presença no mercado norte-americano.
A BMW Group investiu mais de US$ 200 milhões na nova estamparia e levou 24 meses desde a preparação do trabalho no local até a estampagem da primeira peça. O investimento criou mais de 200 novos empregos em carreiras como técnicos de ferramental e matrizes, bem como manutenção elétrica e mecânica para máquinas automatizadas. Muitos dos profissionais foram treinados nas unidades do Grupo BMW Group em Swindon, no Reino Unido, e Leipzig, na Alemanha.
A linha de fabricação consiste em cinco estações de estampagem e é equipada com tecnologia servo, que permite à BMW aumentar significativamente a produtividade das prensas. A linha pode executar até 18 golpes por minuto, o que significa que até 10.000 peças podem ser estampadas por dia, dependendo do tamanho de cada uma delas.
Este ano, a BMW Manufacturing comemora 30 anos de montagem de automóveis na Carolina do Sul, com mais de 6,7 milhões de BMWs montados neste período. A fábrica emprega mais de 11 mil pessoas na montagem dos veículos esportivos X3, X5, X7 e XM e dos cupês esportivos X4 e X6.
________________________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________________
Imagem: BMW
Leia também:
Gigacasting. Conheça o processo que elimina os estampados da estrutura dos veículos elétricos
Mais Notícias PI
Desenvolvedora alemã de software para fabricação a partir de chapas metálicas anunciou uma versão mais abrangente do sistema, além da complementação do seu portfólio, decorrente da compra da Stampack.
24/11/2025
A união de chapas metálicas e plásticas de forma automatizada se tornou mais fácil com o método desenvolvido pela empresa austríaca Royos. A técnica tem foco na produção de estruturas híbridas para segmentos como o aeronáutico e de componentes de precisão.
10/11/2025
A Renishaw desenvolveu um sistema de medição que opera em dois modos, atendendo requisitos de empresas que processam grandes volumes seriados e também as que produzem pequenas séries de peças com geometrias variadas.
10/11/2025