A Emerson Electric, com matriz nos Estados Unidos e escritório em Sorocaba (SP), lançou a máquina de soldagem a laser para plásticos Branson™ GLX-1 (foto). Ela é recomendada para trabalhos que requeiram a soldagem de peças plásticas para a fabricação de conjuntos, por exemplo. Apresenta sistema de laser com potência máxima de 500 W.


O novo equipamento, que opera por protocolo de comunicação CANopen, podendo trabalhar conectado a ambientes digitais como plataformas de dados, conforme foi divulgado à imprensa, proporciona soldagem limpa e sem vibrações, sendo indicado para trabalhos em sala limpa e ambientes laboratoriais. No que se refere à união de componentes, é também indicado para soldagem de peças pequenas e/ou com formato complexo.


Outro detalhe é que a máquina recém-lançada conta com sistema de controle para automatização de processos integrado, baseado em servomotor. Pode ser utilizada em aplicações que vão desde a união de peças plásticas para o setor médico-hospitalar – cateteres e dispositivos vestíveis com peças microfluídicas, entre outros –, produção de sensores para sistemas eletrônicos, até a fabricação de peças para o setor automotivo e de eletrodomésticos.


A companhia também divulgou que o equipamento pode ser usado para a soldagem de componentes feitos com polímeros de alto desempenho, além de materiais compostos. Neste sentido, a GLX-1 também pode ser usada em linhas de reciclagem de circuito fechado, para a fabricação de conjuntos de peças plásticas confeccionadas com diferentes materiais. Os clientes podem consultar a empresa sobre a possibilidade de uso do equipamento em outras aplicações no setor de plásticos.


Emma Wood, gerente global de produtos não ultrassônicos da Emerson Electric, comentou: “Existe uma demanda crescente por componentes de plástico de alta qualidade menores e mais detalhados, que geralmente abrigarão componentes eletrônicos sensíveis em vários mercados importantes. Com juntas fortes e limpas e recursos avançados de conectividade fornecidos em um conjunto extremamente compacto, a nova soldadora a laser GLX-1 permite que os fabricantes projetem e produzam com eficiência conjuntos de peças plásticas da mais alta qualidade”.


O contato com a Emerson Electric pode ser feito pelo telefone (15) 3413-8888 e pelo seu site

____________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

____________________________________________________________________________

 

Imagem: Emerson Electric/Divulgação.

 

Mais notícias:

 

Os materiais plásticos na área médica

 

Soldagem por ultrassom integrada aos processos produtivos

 

#EmersonElectric #PlásticoIndustrial #BransonGLX1



Mais Notícias PI



Novos concentrados para formulações de PVC

Desenvolvedora de aditivos e masters apresentou na feira K as linhas de produtos que atendem às necessidades específicas do processamento de PVC.

14/10/2025


Novos catalisadores solucionam dilemas da cadeia do PET

Catalisadores à base de titânio desenvolvidos pela Clariant são mais sustentáveis e farão frente aos desafios da cadeia de suprimentos.

14/10/2025


Relatório da IFR aponta aumento da demanda por robôs no setor de plásticos

Novo estudo da Federação Internacional de Robótica detectou aumento do uso de robôs na indústria de plásticos e o protagonismo da China no que se refere à automação.

06/10/2025