As empresas austríacas Erema e Lindner, a última com subsidiária em São Paulo (SP), apresentaram como obter material plástico reciclado com qualidade consistente, durante a feira IFAT, que aconteceu em Munique (Alemanha), no mês de maio. A demonstração envolveu a troca de dados entre a extrusora e o sistema de lavagem, além da gestão inteligente de energia, visando à redução de custos.
A colaboração entre o Grupo Erema e a Lindner foi oficialmente iniciada com a fundação da holding conjunta Blueone Solutions, em agosto do ano passado. O conhecimento e a experiência da Erema – fabricante de extrusoras e soluções de filtragem para reciclagem de plásticos – são agora combinados com a tecnologia da Lindner Washtech, fornecedora de sistemas completos para trituração, classificação e lavagem de plásticos.
Michael Lackner, diretor geral da Lindner (à direita), e Manfred Hackl, diretor geral do Grupo Erema (à esquerda), apresentaram os primeiros resultados da parceria entre as empresas na feira IFAT, de Munique, que aconteceu em maio.
Processos baseados em dados e na eficiência energética
O controle do processo é um aspecto particularmente importante na reciclagem de plásticos. “Desenvolvemos em conjunto uma plataforma que permite a troca de dados entre a extrusora e o sistema de lavagem”, afirmou Manfred Hackl, CEO do Grupo Erema, na IFAT em Munique. “Isso permite uma análise mais precisa dos dados e a derivação direcionada de medidas de melhoria.” Todos os parâmetros importantes são levados em consideração e monitorados através de uma interface digital. Por exemplo, é possível utilizar informações sobre os volumes atuais de movimentação na unidade de pré-condicionamento da Erema para otimizar o processo de lavagem, o que compensa as flutuações de capacidade e resulta em um aumento significativo do volume de saída.
Michael Lackner, Diretor Geral da Lindner, afirmou ser essencial coordenar as etapas individuais para obter um processo de reciclagem sustentável, o que inclui a sua eficiência energética. “Utilizamos o calor residual da extrusão na lavagem e na secagem, e isso permite a redução dos custos de energia e da emissão de CO2”, comentou.
Imagem: Lindner Recyclingtech GmbH
Leia também:
Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.
Dispersões de grafeno melhoram o PP reciclado
#Erema
#Lindner
Mais Notícias PI
O Instituto Brasileiro do PVC divulgou um relatório que detectou um aumento de 12,4% do consumo aparente de PVC entre 2023 e 2024. O volume de material reciclado também teve um incremento.
22/04/2025
No próximo dia 29 de abril será lançada oficialmente a Feira e Congresso Internacional TECHMEI 2025, evento voltado para importadores e distribuidores de equipamentos industriais.
22/04/2025
A Abief encomendou um estudo à MaxiQuim que apontou aumento de 2,5% da produção de embalagens flexíveis e alta de 7,6% do faturamento do setor entre 2023 e 2024. O uso de material reciclado também aumentou.
22/04/2025