A Air Liquide (França), com subsidiária brasileira em São Paulo (SP), desenvolveu um equipamento para geração de ar comprimido super seco denominado Lasal On-Site, destinado a operações de corte a laser de metais.
O sistema, a ser lançado oficialmente durante a Feimec 2024, permite a montagem de uma instalação modular para geração local de ar comprimido super seco, com ponto de orvalho a -70ºC, que evita a ocorrência de condensação na parte óptica dos equipamentos de corte a laser de fibra, assegurando a qualidade do processo. É possível optar pelo fornecimento sob alta ou média pressão.
Com operação totalmente automática, o equipamento dispensa a intervenção de operadores, pois opera em conexão direta com as máquinas, com seleção automática da espessura de corte e do tipo de gás a ser utilizado.
A manutenção do equipamento é de responsabilidade da Air Liquide, que o oferece ao mercado mediante o pagamento de uma mensalidade fixa, independentemente da quantidade de ar usada. A instalação também atende às normas reguladoras NR 10, 12 e 13, relacionadas à segurança dos trabalhadores que irão manusear o equipamento.
Outro destaque da Air Liquide na feira será o simulador de soldagem para demonstração da sua linha de gases premium , com diferentes concentrações de argônio e CO2.
_______________________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________________
Imagem: Air Liquide
Leia também:
Cuidados na operação de equipamentos a laser
Alltech passa a fornecer máquinas de corte a laser
#AirLiquide
#LasalOnSite
Mais Notícias PI
Empresa brasileira passou a ser integradora do Zenon, um sistema de controle de processos, energia e manufatura inteligente utilizado em mais de 60 países.
27/10/2025
O Grupo Laprosolda e a Hexagon realizaram um estudo para a otimização da soldagem de chapas de aço A131 usadas na construção de uma caçamba submetida a ambiente portuário. O estudo envolveu o controle de temperatura da chapa durante a soldagem de maneira a não danificar o revestimento da caçamba.
27/10/2025
SENAI e BNDES investirão R$ 45,3 milhões em 91 projetos de digitalização da indústria. A iniciativa tem foco em mais de 2,6 mil micro, pequenas e médias empresas que receberão as tecnologias em projetos de indústria 4.0.
27/10/2025