A norte-americana Ampacet desenvolveu uma linha de aditivos que ajudam a melhorar a qualidade de resinas recicladas, sobretudo as oriundas de fonte pós-consumo (PCR, de post cosumer resin).

 

Os agentes podem ser acrescentados predominantemente a poliolefinas (PE e PP), e possuem funções diversas, tais como neutralizar odores, evitar a ocorrência de defeitos como pele de tubarão (die build up), reduzir o coeficiente de fricção entre a resina e as superfícies metálicas das máquinas, assim como reduzir a presença de umidade ou evitar a oxidação e a formação de gel.

 

Tingir e manter a cor das PCR’s é difícil, pois elas normalmente já possuem traços de pigmentos e corantes empregados em seu uso anterior, o que impõe requisitos especiais em termos de ajuste de cor. Com esta finalidade, a Ampacet desenvolveu os masterbatches da linha Color Tune, visando alcançar a estabilidade de cores lote a lote. Já o Equal PCR ajuda no ajuste das tonalidades e garante que as variações de cor aconteçam dentro de uma faixa aceitável, preestabelecida. Isso torna possível o uso das resinas PCR em aplicações de maior valor agregado.

 

A mais recente solução desenvolvida foi a REC-NIR-Black PCR, um master de cor negra que pode ser detectado por sistemas de separação de cor por radiação infravermelha (NIR), podendo por isso ser separado com facilidade por sistemas automatizados. Todas as formulações já estão disponíveis para o mercado brasileiro.

 

#masterbatch #resinapcr #posconsumo #aditivoplastico



Mais Notícias PI



Alimentador para extrusoras tem nova versão

Equipamento pode aumentar o rendimento da reciclagem de grânulos plásticos com densidade inferior a 200 kg/m³.

28/06/2022


Biopolímero tem reciclabilidade comprovada

Pesquisa realizada por meio de uma parceria Brasil/Estados Unidos constatou que um biopolímero à base de amido de vegetais usado na fabricação de filmes pode ser reciclado e convertido em matéria-prima para novos produtos.

28/06/2022


Parceria promoverá a fabricação de telhas ecológicas

Mais de 500 toneladas de aparas industriais provenientes de embalagens serão usadas na produção de mais de 20 mil telhas.

27/06/2022