O uso de robôs no ambiente produtivo, em suas versões autônoma, colaborativa ou integrados a processos, é uma solução para a escassez de mão de obra qualificada, que tem sido um desafio para o setor industrial, especialmente para as pequenas e médias empresas (PME).
À medida que os robôs se tornam mais fáceis de instalar, implementar e operar, eles se tornam mais acessíveis para as PMEs, que passam também a atrair mais jovens para o seu quadro de funcionários. Pensando nesses desafios, a Federação Internacional de Robótica (IFR) criou a plataforma on-line Go4Robotics, que oferece informações e orientações visando simplificar a adoção de processos robotizados pelas pequenas indústrias.
A plataforma on-line da IFR promove a conscientização sobre as vantagens que os robôs oferecem para a execução de tarefas repetitivas e em ambientes insalubres, sugerindo conteúdo informativo voltado para as diferentes aplicações da robótica, além de conteúdo educacional que visa desfazer alguns mitos criados em torno da robótica industrial. Estudos de caso apontando ganhos de produtividade em diferentes ambientes industriais também podem ser encontrados na plataforma.
Imagem: IFR/Go4robotics
Leia também:
Adoção de IA na indústria aumentou em 2022
Robótica e IA cada vez mais próximas
Mais Notícias PI
A fabricante de origem alemã ampliou o seu portfólio de produtos para o mercado brasileiro com o lançamento da ferramenta de furação modular BT 800, com vida útil 50% superior.
28/07/2025
A retirada dos canais de alimentação de peças fundidas pode ser feita de forma mais rápida e segura com sistemas de corte a plasma.
28/07/2025
O projeto VibroCut estuda a aplicação de ultrassom nos processos de furação como meio para reduzir o desgaste de ferramentas, a formação de rebarbas e a quebra de cavacos.
05/05/2025