Um estudo realizado pela MaxiQuim, encomendado pelo PICPlast – Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico, um acordo estabelecido entre a Braskem e a Abiplast – Associação Brasileira da Indústria do Plástico, mostrou que em 2022 as regiões do País que mais reciclaram plásticos pós-consumo foram o Sul e o Sudeste.


De acordo com a última edição do levantamento intitulado “Índice de Reciclagem Mecânica de Plásticos Pós-consumo no Brasil”, que é realizado anualmente pela MaxiQuim desde 2018, o percentual de reciclagem de plásticos pós-consumo constatado no Sul no ano passado foi de 46,1%. 

 

Também foi apontado que no Sudeste o índice de reciclagem desses tipos de plásticos chegou a 28%. Na sequência da pesquisa a região Nordeste apresentou índice de 16,3%, ao passo que nas regiões Centro-Oeste e Norte o índice de reciclagem de plásticos pós-consumo computado foi de 11,3% e 4,9%, respectivamente.


No que diz respeito aos tipos de plásticos que foram destinados à reciclagem nos estados das duas regiões que ocupam o topo do ranking, conforme informações fornecidas à imprensa, o volume de reciclados inclui, por exemplo, embalagens de poliestireno expandido usadas para proteger diversos tipos de produtos como alimentos, embalagens plásticas para o acondicionamento de produtos agrícolas e de lubrificantes, entre outros itens, tais como utensílios domésticos e tubos.

 

A mesma pesquisa apontou os tipos de plásticos mais reciclados no ano passado, em que o poli(tereftalato de etileno) (PET) teve o maior índice, com 53,6%, seguido pelo poliestireno expandido (EPS), com 33,8%, e pelo polietileno de alta densidade (PEAD), 31,2%. 


Nesta página podem ser obtidas mais informações sobre o levantamento, e na seção Artigos técnicos estão disponíveis diversos trabalhos sobre reciclagem de plásticos, além de temas relacionados aos conceitos de sustentabilidade.


 

Gráfico: MaxiQuim.


 

Mais conteúdo:

 

UBQ amplia a oferta de materiais obtidos a partir de resíduos sólidos mistos

 

Aumentar a produção de embalagens sopradas está nos planos da GTEX

 

#PICPlast #MaxiQuim #ReciclagemPósConsumo #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Copaza lança copos biodegradáveis

Uma tecnologia que atrai mais de 600 tipos de microrganismos para se alimentar do material dos copos está presente no aditivo usado em sua formulação.

08/05/2025


Mecalor recebe certificação internacional para realizar testes em chillers

O MecaLabs do Grupo Mecalor foi certificado e está apto a realizar ensaios em chillers de grande porte, a partir de uma autorização concedida pelo Air-Conditioning, Heating, and Refrigeration Institute.

05/05/2025


Desmoldante à base de grafeno

Empresa gaúcha está lançando um desmoldante em aerossol contendo grafeno em sua formulação, que atua também como antioxidante.

05/05/2025