A Ludfor, empresa que atua no mercado livre de energia, vai divulgar durante a Feira Metalurgia 2023, que acontece entre os dias 19 e 22 de setembro, em Joinville (SC), vai promover a discussão das perspectivas que a migração para o Mercado Livre de Energia (MLE) traz para as empresas do segmento metalmecânico. Durante o evento, o diretor executivo da empresa, Douglas Ludwig (foto), vai ministrar a palestra com o tema "Mercado Livre de Energia e o Impacto nas Indústrias Metalúrgicas", que acontecerá no dia 20 de setembro, às 15h, na sala Margarida, no Complexo Expoville.

 

Segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), a metalurgia é o segmento responsável por 22,4% do consumo energético dentro do MLE, além de ser o quinto segmento que mais migra para o ambiente de livre negociação.

 

A abertura do MLE, que entrará em vigor em janeiro de 2024, promete trazer reduções significativas nos custos de energia elétrica. De acordo com estimativas do Ministério de Minas e Energia (MME), a medida vai permitir que 106 mil empreendimentos de todos os portes escolham livremente seus fornecedores de recursos energéticos, ocasionando a economia de custos com esse tipo de insumo. Um estudo da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) estima uma média de redução de 27% nos preços da energia elétrica.

 

Entre os serviços oferecidos pela Ludfor estão a gestão ativa para empresas no mercado livre, que contribui para reduzir custos e ampliar a previsibilidade de gastos para companhias com demandas significativas de energia. Além disso, a migração para o mercado livre também incentiva o uso de fontes renováveis, contribuindo para as metas de sustentabilidade das empresas. A empresa atende a 139 empresas do segmento metalmecânico, incluindo a Tramontina, uma das pioneiras do setor na migração para o Mercado Livre de Energia, além de nomes como NOMA do Brasil e MOR.

 

Imagem: Ludfor

 

 

 

Leia também:

 

Os meios mais simples de economizar energia na indústria

 

Sistema IoT permite monitorar consumo de energia elétrica de fábricas

 

 



Mais Notícias PI



Vendas internas de máquinas em queda no 1º semestre

Dados da Abimaq apontam recuo de 13,8% no consumo aparente e a utilização da capacidade instalada no patamar de 78%, fatos que limitam novos investimentos fabris. No entanto, importações e exportações de maquinário registraram alta no primeiro semestre.

10/08/2026


Siderúrgica investe em produção de laminados no Ceará

A ArcelorMittal vai investir R$ 35 milhões na instalação de uma linha para produção de aços laminados a quente no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).

27/07/2026


Crescimento do mercado de máquinas de linha amarela abre perspectivas para o setor metal mecânico

Projetada em 4% para 2026, a expansão do maquinário de infraestrutura eleva a demanda por processamento de chapas e peças estruturais.

27/07/2026