A holandesa ColorFabb desenvolveu o DPA-100, um material de suporte à base de poliacrilato, que possui a capacidade de se dissolver em solução alcalina suave, projetado para combinar com uma variedade de materiais que não podem ser suportados por outros materiais devido à má adesão ao material de construção.

 

O material foi projetado para aderir especificamente a materiais de engenharia como ABS, ASA, PA, PC e PETG, além de ser adequado também para os filamentos de co-poliéster da própria fabricante, tais como nGen, colorFabb_XT, colorFabb_HT e PETG Economy. Entre as especificações do material destacam-se sua densidade de 1,1 g/cm³, temperatura de transição vítrea (Tg) em 112 °C e temperatura de extrusão na faixa de 230 a 250 °C a uma velocidade de até 80 mm/s.

 

Novo material de suporte a base de poliacrilato voltado especificamente para sustentação de materiais de engenharia como ABS, ASA, PA, PC e PETG (fonte: ColorFabb)

 

Segundo a empresa, ao contrário do PVA por exemplo, o novo filamento é menos sensível à absorção de umidade, o que proporciona uma vida útil mais extensa e bons índices de desempenho de impressão ao longo do tempo. Entretanto, o DPA-100 não é recomendado para uso com o PLA como material de construção devido à temperatura da água necessária para sua dissolução ser relativamente alta.  Os detergentes utilizados para essa operação são fornecidos pela ColorFabb separadamente.

 

A companhia disponibiliza em seu site o tutorial “How to print with DPA-100” (ou “Como imprimir com DPA-100”, em português) em que relata aos clientes de maneira simples e objetiva o que é o produto, seus parâmetros de processo, dicas de operação, como realizar a dissolução e, por fim, apresenta uma tabela de compatibilidade com materiais de engenharia.

 

#materialsuporte #poliacrilato #colorfabbdpa100

 

Conteúdo relacionado:

 

Filamento antichamas

Expansão de peças impressas em 3D



Mais Notícias PI



PP para manufatura aditiva tem aprovação para contato com alimentos

Versões do material atendem aos requisitos da impressão 3D por diferentes métodos.

03/09/2020


Como a pandemia está estimulando a criação de novos produtos plásticos

Circunstâncias criam hábitos que, por sua vez, criam necessidades. E nesses tempos peculiares de pandemia, nos deparamos com demandas nunca antes imaginadas. Algumas delas, de ordem material e prática, podem ser atendidas com novos produtos plásticos.

25/08/2020


Grânulos de PP e PET reforçados para impressão por FGF

Empresa desenvolve pellets de PP e PET reforçados com fibras de vidro voltados para a manufatura aditiva de componentes para aplicações estruturais.

19/08/2020