A holandesa ColorFabb desenvolveu o DPA-100, um material de suporte à base de poliacrilato, que possui a capacidade de se dissolver em solução alcalina suave, projetado para combinar com uma variedade de materiais que não podem ser suportados por outros materiais devido à má adesão ao material de construção.
O material foi projetado para aderir especificamente a materiais de engenharia como ABS, ASA, PA, PC e PETG, além de ser adequado também para os filamentos de co-poliéster da própria fabricante, tais como nGen, colorFabb_XT, colorFabb_HT e PETG Economy. Entre as especificações do material destacam-se sua densidade de 1,1 g/cm³, temperatura de transição vítrea (Tg) em 112 °C e temperatura de extrusão na faixa de 230 a 250 °C a uma velocidade de até 80 mm/s.

Novo material de suporte a base de poliacrilato voltado especificamente para sustentação de materiais de engenharia como ABS, ASA, PA, PC e PETG (fonte: ColorFabb)
Segundo a empresa, ao contrário do PVA por exemplo, o novo filamento é menos sensível à absorção de umidade, o que proporciona uma vida útil mais extensa e bons índices de desempenho de impressão ao longo do tempo. Entretanto, o DPA-100 não é recomendado para uso com o PLA como material de construção devido à temperatura da água necessária para sua dissolução ser relativamente alta. Os detergentes utilizados para essa operação são fornecidos pela ColorFabb separadamente.
A companhia disponibiliza em seu site o tutorial “How to print with DPA-100” (ou “Como imprimir com DPA-100”, em português) em que relata aos clientes de maneira simples e objetiva o que é o produto, seus parâmetros de processo, dicas de operação, como realizar a dissolução e, por fim, apresenta uma tabela de compatibilidade com materiais de engenharia.
#materialsuporte #poliacrilato #colorfabbdpa100
Conteúdo relacionado:
Mais Notícias PI
Novo estudo procura soluções para a manufatura aditiva da poiimida, um material de excelentes características técnicas, mas de difícil processamento.
04/12/2025
Entre as pecinhas tradicionalmente injetadas, a LEGO incluiu em seu conjunto de final de ano “Expresso de Férias” um trem em miniatura impresso em 3D. A técnica permitiu acrescentar movimento a componentes internos do bloco.
25/11/2025
Pesquisadores de duas universidades alemãs uniram esforços no desenvolvimento de polímeros condutores que mudam de cor em resposta a estímulos eletroquímicos. Eletroeletrônicos, atuadores e dispositivos para robótica são aplicações possíveis para a tecnologia.
25/11/2025