A holandesa ColorFabb desenvolveu o DPA-100, um material de suporte à base de poliacrilato, que possui a capacidade de se dissolver em solução alcalina suave, projetado para combinar com uma variedade de materiais que não podem ser suportados por outros materiais devido à má adesão ao material de construção.

 

O material foi projetado para aderir especificamente a materiais de engenharia como ABS, ASA, PA, PC e PETG, além de ser adequado também para os filamentos de co-poliéster da própria fabricante, tais como nGen, colorFabb_XT, colorFabb_HT e PETG Economy. Entre as especificações do material destacam-se sua densidade de 1,1 g/cm³, temperatura de transição vítrea (Tg) em 112 °C e temperatura de extrusão na faixa de 230 a 250 °C a uma velocidade de até 80 mm/s.

 

Novo material de suporte a base de poliacrilato voltado especificamente para sustentação de materiais de engenharia como ABS, ASA, PA, PC e PETG (fonte: ColorFabb)

 

Segundo a empresa, ao contrário do PVA por exemplo, o novo filamento é menos sensível à absorção de umidade, o que proporciona uma vida útil mais extensa e bons índices de desempenho de impressão ao longo do tempo. Entretanto, o DPA-100 não é recomendado para uso com o PLA como material de construção devido à temperatura da água necessária para sua dissolução ser relativamente alta.  Os detergentes utilizados para essa operação são fornecidos pela ColorFabb separadamente.

 

A companhia disponibiliza em seu site o tutorial “How to print with DPA-100” (ou “Como imprimir com DPA-100”, em português) em que relata aos clientes de maneira simples e objetiva o que é o produto, seus parâmetros de processo, dicas de operação, como realizar a dissolução e, por fim, apresenta uma tabela de compatibilidade com materiais de engenharia.

 

#materialsuporte #poliacrilato #colorfabbdpa100

 

Conteúdo relacionado:

 

Filamento antichamas

Expansão de peças impressas em 3D



Mais Notícias PI



3D CRIAR inicia a fabricação de filamentos de alto desempenho

Atender às necessidades do setor de assistência à produção fez com que a empresa optasse por fabricar localmente os filamentos de alto desempenho que utiliza em suas atividades.

13/12/2023


Instituto Mauá inaugura espaço para projetos multidisciplinares

Fab Lab Móvel é o nome da unidade recém-inaugurada, que faz parte de uma rede global de desenvolvimento de projetos que incluem a cultura maker.

06/10/2023


Manufatura aditiva de polímeros será tema de curso

ABPol promove o curso “Princípios de manufatura aditiva de polímeros”, que será ministrado por professores da UFSCar e do IFSP.

19/09/2023