O apelo por embalagens mais sustentáveis chegou ao centro do Oceano Pacífico. A companhia Waiākea (Havaí) ampliou seu parque de máquinas para produzir garrafas de até 1.500 mL fabricadas com material plástico reciclado.

 

A empresa havaiana engarrafa a água proveniente do degelo e da chuva que desce do pico nevado do vulcão ativo Mauna Loa. Essa água é filtrada naturalmente através de milhares de metros de rocha de lava porosa antes de reemergir na base do vulcão. Para manter essa característica “natural” do produto, ela fabrica suas próprias garrafas em poli(tereftalato de etileno) (PET) 100% reciclado em cor azulada, que remete à cor das lagoas da ilha, e com ombros que se assemelham ao pico do vulcão.

 

Segundo informações da Waiākea, o rPET utilizado – sigla para recycled polyethylene terephthalate, ou poli(tereftalato de etileno) reciclado, em português – provém de material pós-consumo. Para a produção das garrafas a companhia recorreu à fabricante austríaca de máquinas de moldagem por sopro PET Technologies GmbH, para obter novos equipamentos que podem produzir até 6.000 garrafas de 1,5 L por hora, com molde de quatro cavidades. A empresa pretende fabricar cinco tamanhos de garrafa. Além disso, a Waiākea está trabalhando em projetos para utilizar biopolímeros renováveis empregados em suas garrafas buscando uma nova opção de fim de vida para o produto.

 

#rpet #resinapet #petreciclado #plastic



Mais Notícias PI



Embalagens de transporte serão temas de curso on-line

O Instituto de Embalagens está promovendo um treinamento sobre embalagens de transporte, que segue com inscrições abertas.

16/07/2024


Embalagem de EPS atende e-commerce de bebidas

A Termotécnica desenvolveu uma embalagem de poliestireno expandido para o acondicionamento de garrafas com altura e diâmetro pequenos.

11/06/2024


Embalagens especiais fabricadas com sobras de plástico

Empresa da Região do Grande ABC investe no reaproveitamento de sobras de plástico para fabricar novas embalagens.

03/06/2024