por Gustavo Müller*

 

 

Os robôs cartesianos ganharam importância na indústria a partir dos anos 50. Duas décadas depois, o mercado internacional já investia em robôs de seis eixos, acelerando a produtividade, com precisão na montagem dos produtos comercializados pela indústria do plástico.

 

O mercado de braços mecânicos, inicialmente utilizados no setor automotivo, expandiu nos anos 80 com a evolução da robótica. De 2000 para cá, ele cresceu na indústria do plástico brasileira devido à escassez da mão de obra humana especializada. E está alcançando a sua maturidade com uma gama de empresas ofertando soluções à precisão, velocidade e economia dos recursos de produção.

 

Na indústria 4.0, que inclui a automação no ambiente de trabalho, os robôs proporcionam vantagens significativas na produtividade e na qualidade do produto final. O impacto do uso de braços robóticos, especialmente os de seis eixos, consiste na redução de acidentes e no avanço dos processos de transformação, englobando a montagem de componentes plásticos, entre outras utilidades.

 

 

 

O volume de eixos define o número de graus de liberdade e movimentos nos pontos do espaço do robô. A flexibilidade dos braços, capacidade de carga, velocidade, calibre de precisão, repetição e controle dos movimentos são outros fatores importantes a avaliar na consultoria de escolha do melhor robô, de acordo com a necessidade, o custo e o benefício à produção.

 

Destaco que os robôs de seis eixos apresentam alta performance, além de versatilidade e confiabilidade. Os movimentos destas máquinas são controlados pela interpretação direta de comandos programados por meio de sistemas específicos, reduzindo a taxa de erros.

 

Com a evolução da robótica, é possível automatizar a produção. Esse é o melhor investimento dos empresários da indústria do plástico, hoje.

 

*Gustavo Müller é diretor comercial da Immac.

 

Imagens: Freepik, Immac.


 

#Robôs #PlásticoIndustrial #Indústria



Mais Notícias PI



Reciclagem e a Reforma Tributária: dez dicas para empresas recicladoras se adequarem às novas regras

Especialista do Grupo Sygecom orienta os recicladores de materiais plásticos sobre como enfrentar as novas regras de tributação para os materiais recicláveis. O setor está entre os mais impactados pela reforma.

20/01/2026


Geopolítica e plásticos: como decisões globais estão redefinindo o chão de fábrica

O reposicionamento de grandes potências sobre algumas das maiores reservas de petróleo do mundo, observado no início deste ano, é uma variável crítica que já está recalibrando as engrenagens da indústria de plásticos.

20/01/2026


A big picture da embalagem

A embalagem é o resultado da ação de uma cadeia complexa e multidisciplinar que precisa ser compreendida.

11/12/2025