O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-Apta), em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, está promovendo um programa de desenvolvimento de soluções para o acondicionamento de alimentos, bebidas e produtos que incluirá projetos de embalagens feitas em plástico.

 

Programa de incentivo para fabricantes de embalagens plásticas

 

A iniciativa recebeu o nome de TechStart Food Innovation e consistirá na análise e fomento de propostas referentes à, por exemplo, fabricação de embalagens, ao aproveitamento otimizado de matérias-primas poliméricas, estabelecimento de parâmetros de processos, gestão de operações – incluindo coleta e processamento de dados provenientes do chão de fábrica – e controle da qualidade.

 

Também poderão ser apresentados trabalhos que abordem temas relacionados às tendências de mercado e de consumo, mudanças de comportamento, influências da pandemia de Covid-19 e sustentabilidade, assim como reciclagem de embalagens, conscientização sobre o desperdício de insumos, alimentação saudável e alimentos de base vegetal.

 

“De acordo com um levantamento feito pelo Seade em 2012, 95% das indústrias de alimentos e bebidas eram pequenas e micro, com até 99 funcionários, mostrando que o TechStart Food Innovation tem um potencial muito grande, pois vamos trabalhar com startups e com projetos”, disse Luis Madi, diretor de assuntos institucionais do Ital.

 

O programa foi criado pela Conexão.f, que é uma empresa incubadora da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag), e pelas empresas FoodVentures e Venture Hub.

 

As inscrições podem ser feitas aqui. O prazo máximo para o envio dos trabalhos é 1º de outubro.

 

Foto: Pixabay


 

Conteúdo relacionado:

Biofilmes poliméricos ativos aumentam a validade de alimentos

Growlers de PET: levando chope aos consumidores em isolamento


 

#Ital #TechStartFoodInnovation #Embalagens #Plásticos #Covid-19



Mais Notícias PI



Multipet amplia a produção de sopradoras

Mercado aquecido especialmente pelas empresas de água mineral levou a fabricante paranaense a aumentar a oferta de máquinas, com destaque para o modelo totalmente elétrico com capacidade de até 18 mil garrafas/hora.

09/09/2025


Produção de embalagens flexíveis segue estável frente aos desafios do cenário econômico

A Abief encomendou um estudo à MaxiQuim que apontou que o crescimento do agronegócio e o avanço nas exportações contribuíram para a estabilidade do setor de embalagens flexíveis no primeiro semestre de 2025. O setor de alimentos foi apontado como o principal consumidor de flexíveis.

02/09/2025


Plástico de base biológica é usado em embalagem para spray nasal

A Aptar anunciou o uso de 52% de matéria-prima de origem renovável na fabricação de embalagens para o spray nasal comercializado com a marca Otrivin.

12/08/2025