A fabricante alemã de prensas Schuler e a desenvolvedora de software para o trabalho com chapas e tubos metálicos Autoform (Suíça) anunciaram um acordo de colaboração técnica para impulsionar a integração e criação de novos recursos digitais voltados para a fabricação a partir de chapas e tubos metálicos.
Serão combinadas as tecnologias Digital Twin da Autoform e Digital Suite, da Schuler, ambas voltadas para a replicação de projetos e rotinas reais em ambiente digital. A partir do compartilhamento de conhecimento e experiências, equipes de ambas as empresas trabalharão na criação de novos recursos digitais para estamparias, especialmente no que se refere à simulação e controle em tempo real de linhas de prensas com o objetivo de melhorar a produtividade e evoluir em direção ao conceito de “produção sem falhas”.
Serão combinadas a tecnologia de simulação baseada em elementos finitos da AutoForm, que permite aos usuários antever aspectos de engenharia e o projeto de processos de estampagem robustos, com os dados de sensores fornecidos pelas prensas da Schuler, levando à determinação de parâmetros de controle ideais para cada peça estampada.
Esses parâmetros, calculados pelo software AutoForm, poderão então ser transferidos para o software da Schuler, como uma gama completa de recursos de ajuste da prensa que pode ser aplicada para controlar de forma ideal o processo de produção.
Domenico Iacovelli, CEO do Grupo Schuler, informou que a colaboração vai capacitar os clientes da empresa a integrarem os dados desde a engenharia até as operações da estamparia. Já Olivier Leteurtre, CEO do Grupo AutoForm, destacou que “com a solução combinada, os clientes não apenas conseguirão um aumento de produtividade tranquilo e otimizado, mas também uma correção de erros em tempo real ao longo da produção, garantindo alta qualidade contínua, redução do tempo de parada e diminuição do índice de refugo.” Ambos assinaram o contrato de cooperação entre as empresas (foto).
Foto: Schuler/Autoform
Leia também:
Linha de prensas produzirá 2 mil peças por minuto
Inteligência artificial no pré-processamento de chapas
#Schuler
#Autoform
#prensas
#simulaçãodeestampagem
Mais Notícias PI
No mês de agosto serão realizados pela Abimaq cursos on-line com temas variados que fazem parte da rotina de parques fabris. No início do mês acontece um treinamento sobre segurança operacional que terá formato presencial.
30/07/2025
Foi inaugurado na capital paulista um centro de desenvolvimento para aproximar a indústria de manufatura e o meio acadêmico.
21/07/2025
Fabricante de máquinas e siderúrgica anunciam acordo para desenvolvimento de tecnologia de corte e dobra dos novos aços desenvolvidos de acordo com critérios de sustentabilidade.
21/07/2025