A fabricante sul-coreana LT Precision, em sua unidade norte-americana, vai passar a produzir 2 mil carcaças para células de baterias por minuto, empregadas em motores elétricos em uma linha de prensas que será entregue pela alemã Schuler. O projeto inclui um sistema de ventosas e um total de sete máquinas, com as matrizes correspondentes, que são construídas pela subsidiária da empresa, a Aweba.

 

Na linha de produção, serão fabricadas caixas cilíndricas de células de bateria com diâmetro de 21 milímetros e comprimento de 70 milímetros (foto). A primeira prensa da linha corta blocos redondos de chapa de aço e os molda em copos durante a mesma etapa do processo, alcançando uma taxa de utilização de material de 90% ou mais.

 

Os cilindros são então estampados e cortados nas prensas automáticas subsequentes, em lotes de seis peças por máquina, produzidos continuamente. A última operação é a lavagem das carcaças para retirada de resíduos e traços de óleo de estampagem.

 

A linha entrará em funcionamento em 2024, produzindo células da bateria a serem utilizadas em carros elétricos de diversos fabricantes.

 

Foto: Schuler


 

Leia também:

 

Portas de proteção em prensas grandes

 

Tudo sobre prensas

 



Mais Notícias CCM



Cursos on-line do setor metalmecânico. Agenda começa em julho.

A ABM promove treinamentos cuja programação inclui conteúdo sobre estampagem, laminação, trefilação e aplicação de inteligência artificial (IA) em processos siderúrgicos.

15/07/2024


Conformação rotativa pode tornar viáveis as células a combustível

O Instituto Fraunhofer de Máquinas-Ferramenta e Tecnologia de Conformação (IWU) anunciou o desenvolvimento de um sistema rotativo para estampagem das finíssimas chapas metálicas usadas na montagem de placas bipolares que compõem as células a combustível. A novidade poderá reduzir os custos de produção dessas células, com impacto no mercado da mobilidade elétrica, tendo em vista que elas substituem as baterias.

15/07/2024


Prensas dobradeiras hidráulicas

Empresa brasileira comercializa prensas dobradeiras hidráulicas com força de 1.500 toneladas fabricadas em Portugal.

15/07/2024