por Flávio Silva*


 

Este ano foi bem turbulento, só para variar um pouco. Quando se previa que sairíamos da pandemia, eis que se inicia uma guerra com impactos enormes em todas as cadeias, principalmente, nas de óleo & gás, petroquímica e plástico.


 

Voltando ao nosso mercado local, este ano devemos ter um aumento de demanda da maior parte dos produtos petroquímicos, principalmente as resinas polietileno (PE) e polipropileno (PP). O ano ainda não fechou, mas os dados acumulados até o momento indicam isso.


 

Tanto no polietileno, quanto, no polipropileno, devemos ter leve aumento de demanda interna, em cerca de 1% ao ano. A queda das importações, principalmente devido ao impacto da guerra no primeiro semestre, por falta de contêineres e custos altos de importação, entre outros fatores, fez com que este aumento na demanda fosse suprido pela produção interna (Braskem). Os gráficos abaixo ilustram estes dados.


 


 

 

 

Fonte: Ohxide


 

Este foi um ano onde houve recuperação econômica, com o produto interno bruto (PIB) devendo fechar na casa dos 2,5% a 3% de crescimento. Também tivemos uma retomada forte da geração de empregos no País.

 

Outro fator que trouxe incertezas este ano foram as eleições. E o mercado ainda vê como muita nebulosidade o que acontecerá em um futuro próximo. A perspectiva de aprovação da Proposta de emenda à Constituição (PEC) que altera as questões do teto de gastos, traz mais perspectivas negativas para a economia, provocando elevação dos juros, encarecimento do crédito e, consequentemente, menos investimentos no País. O consumo, em um primeiro momento, talvez não seja afetado, mas haverá impacto inflacionário.

 

Tudo ainda está muito na base das expectativas. Por aqui, vamos encerrando a nossa participação neste ano na coluna Petroquímico com certeza do dever cumprido de trazer informações relevantes para os leitores da revista.

 

Aproveito para quem quiser sugerir temas para que sejam abordados aqui nesta coluna envie mensagem para a redação de revista ou para o nosso e-mail (ohxide@ohxide.com.br).


 

Desejamos a todos, boas festas, um ótimo ano novo e voltamos em janeiro com mais análises sobre o setor.

 

Foto: DepositPhotos


 

 

*Flávio Silva é sócio-diretor da OHXIDE Consultoria (Rio de Janeiro, RJ e Paulínia, SP)


 


 

Confira mais análises na coluna Petroquímicos.



Mais Notícias PI



Escadas de EPS são divulgadas por especialista em construção

O construtor Vander de Paula deu exemplos de como o poliestireno expandido (EPS) pode ser aplicado na construção de escadas.

30/04/2024


Flutuadores de PEAD passam por atualização

A Unipac, o Grupo KWPar e a Ciel & Terre International formaram uma parceria para o desenvolvimento de usinas fotovoltaicas flutuantes compostas por flutuadores da linha Hydrelio. A série de flutuadores foi atualizada e traz modelos com novo design. As partes envolvidas no consórcio buscam parcerias para o desenvolvimento de projetos no ramo fotovoltaico

30/04/2024


A indústria do PVC se prepara para o Tratado Global de Plásticos

O Fórum PVC 2024, que acontece de 15 a 18 de abril na Escócia, reúne organizações de diversos países e, inclusive, do Brasil, para discutir temas relacionados à resolução de problemas causados pelo descarte incorreto de plásticos, entre outros tópicos.

16/04/2024