A divisão Food + Beverage da norte-americana Aptar desenvolveu no Brasil uma nova tampa modelo flip-top para embalagens invertidas chamada Volcano, com válvula dispensadora.
A companhia criou a Volcano idealizando um projeto em prol da redução de massa da tampa que, de acordo com a empresa, possui 7,5 gramas, frente à média de mercado que está na faixa de 10 gramas. Segundo Paulo Pazinatto, presidente da Aptar Food + Beverage da América Latina, o processo de produção da tampa foi projetado para diminuir os gastos energéticos. Somado à redução de material, ele propicia ao longo do ciclo produtivo uma diminuição de 39% da emissão de carbono em comparação com a versão anterior.
Fabricada com polipropileno (PP), ela pode ser empregada em frascos com rosca 28 mm e é recomendada para condimentos como, por exemplo, ketchup, mostarda, maionese, molhos para salada, geleias e mel. A tampa modelo flip-top está disponível nas cores padrão branco, preto e verde, e possui uma válvula de silicone com tecnologia exclusiva. A solução conta com controle de fluxo através da válvula SimpliSqueeze, que permite a liberação precisa do produto, evitando vazamento ou derramamento mesmo quando aberta.
Além disso, sem deixar de lado a sustentabilidade, a válvula emprega um material chamado comercialmente de Swimming Silicone, uma formulação proprietária da Aptar que faz com que o silicone flutue durante a passagem pelo tanque de água no processo de reciclagem, separando-se dos demais materiais da embalagem como o PET e o PP, por exemplo. De acordo com a Aptar, esse recurso torna a reciclagem do conjunto mais efetiva e contribui para que o produto atenda aos requisitos da economia circular.
#tampafliptop #pp #resinapet #valvuladesilicone
Mais Notícias PI
Mercado aquecido especialmente pelas empresas de água mineral levou a fabricante paranaense a aumentar a oferta de máquinas, com destaque para o modelo totalmente elétrico com capacidade de até 18 mil garrafas/hora.
09/09/2025
A Abief encomendou um estudo à MaxiQuim que apontou que o crescimento do agronegócio e o avanço nas exportações contribuíram para a estabilidade do setor de embalagens flexíveis no primeiro semestre de 2025. O setor de alimentos foi apontado como o principal consumidor de flexíveis.
02/09/2025
A Aptar anunciou o uso de 52% de matéria-prima de origem renovável na fabricação de embalagens para o spray nasal comercializado com a marca Otrivin.
12/08/2025