A divisão Food + Beverage da norte-americana Aptar desenvolveu no Brasil uma nova tampa modelo flip-top para embalagens invertidas chamada Volcano, com válvula dispensadora.

 

A companhia criou a Volcano idealizando um projeto em prol da redução de massa da tampa que, de acordo com a empresa, possui 7,5 gramas, frente à média de mercado que está na faixa de 10 gramas. Segundo Paulo Pazinatto, presidente da Aptar Food + Beverage da América Latina, o processo de produção da tampa foi projetado para diminuir os gastos energéticos. Somado à redução de material, ele propicia ao longo do ciclo produtivo uma diminuição de 39% da emissão de carbono em comparação com a versão anterior.

 

Fabricada com polipropileno (PP), ela pode ser empregada em frascos com rosca 28 mm e é recomendada para condimentos como, por exemplo, ketchup, mostarda, maionese, molhos para salada, geleias e mel. A tampa modelo flip-top está disponível nas cores padrão branco, preto e verde, e possui uma válvula de silicone com tecnologia exclusiva. A solução conta com controle de fluxo através da válvula SimpliSqueeze, que permite a liberação precisa do produto, evitando vazamento ou derramamento mesmo quando aberta.

 

Além disso, sem deixar de lado a sustentabilidade, a válvula emprega um material chamado comercialmente de Swimming Silicone, uma formulação proprietária da Aptar que faz com que o silicone flutue durante a passagem pelo tanque de água no processo de reciclagem, separando-se dos demais materiais da embalagem como o PET e o PP, por exemplo. De acordo com a Aptar, esse recurso torna a reciclagem do conjunto mais efetiva e contribui para que o produto atenda aos requisitos da economia circular.

 

#tampafliptop #pp #resinapet #valvuladesilicone



Mais Notícias PI



Aditivo antimicrobiano para plásticos tem eficácia comprovada contra o novo coronavírus

Disponível no Brasil desde 2016 e fornecida na forma líquida ou em grânulos, a substância foi avaliada e teve sua eficácia comprovada em testes laboratoriais que apontaram a redução de mais de 99,84% do coronavírus presente nas superfícies dos plásticos analisados.

05/08/2020


Vacinas contra Covid-19 serão envasadas em frascos plásticos

Empresa dos Estados Unidos contratou da alemã Zahoransky o fornecimento de linhas de fabricação no valor próximo de 25 milhões de euros. Elas vão executar a injeção, sopro, revestimento dos frascos, envase e gravação, de forma totalmente automatizada.

31/07/2020


Fispal terá edição on-line

A edição presencial da Fispal Tecnologia 2020, que aconteceria de 7 a 10 outubro, foi cancelada após comunicado estadual sobre a restrição à realização de grandes eventos presenciais. Porém, uma edição on-line será feita por meio de uma plataforma digital.

23/07/2020