Será iniciada em 25 de outubro de 2022 uma seleção de projetos voltados para a digitalização de processos produtivos e desenvolvimento de tecnologias para a cadeia de manufatura, que inclui áreas do setor metalmecânico, tais como de serviços de estampagem para terceiros e de fabricação de máquinas para corte de chapas metálicas.

 

Financiamento de projetos de inovação digital para a indústria é parte de um programa que iniciará a seleção de trabalhos em outubro deste ano

Essa é uma etapa do Programa de Fomento Basic Funding Alliance (BFA), encabeçado pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), o qual tem como proposta incentivar o estabelecimento de parcerias entre empresas, start ups e instituições de pesquisa e ensino para a realização de trabalhos centrados na inovação digital na indústria.

 

Foi informado à imprensa que serão analisados projetos sobre a criação de soluções que abranjam a conectividade do chão de fábrica com ambientes virtuais, inteligência artificial, tecnologias 5G e 6G, sistemas de interface para interação homem-máquina, dispositivos ciberfísicos, cibersegurança, tecnologia quântica, além de outros temas, de acordo com os critérios estabelecidos para o programa.

 

Conforme comentou Igor Nazareth, diretor de planejamento e relações institucionais da Embrapii, a realização deste projeto também pode contribuir para o desenvolvimento de soluções digitais em setores além da indústria. “As tecnologias disruptivas podem dar origem a significativas mudanças no padrão produtivo da indústria nacional e revolucionar diversos mercados. Há perspectivas de grande impacto na agricultura, saúde, educação, setor de energia e outras áreas”. 


Além disso, de acordo com a Embrapii, serão disponibilizados R$ 60 milhões para os projetos, e as instituições responsáveis pelos trabalhos selecionados poderão receber até 90% do custo de desenvolvimento. 

 

Mais informações podem ser obtidas aqui


 

Imagem: Pixabay


 

 

Mais notícias do ramo:

 

Programa de inovação fomenta o desenvolvimento de produtos metálicos

 

“Máquina como serviço” é tendência no setor de equipamentos industriais

 

#Embrapii #InovaçãoDigital #Indústria #CCM



Mais Notícias PI



Trumpf traz ao mercado nova geração de lasers

Empresa alemã apresentou sua nova geração de sistemas a laser de fibra durante feira de tecnologia na cidade de Munique.

21/07/2025


Cloos expande possibilidade de integração na soldagem a arco automatizada

Os robôs da Universal Robots podem agora ser integrados às fontes de soldagem a arco Qineo, fabricadas pela empresa alemã.

21/07/2025


TopSolid’Brasil tem nova representação em Santa Catarina

Aliança estratégica entre a Top Solid e a Holand fortalece a atuação regional da desenvolvedora de sistemas para o setor industrial.

17/07/2025