A Arcelor Mittal anunciou na semana passada a assinatura de um acordo com acionistas da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), situada na cidade cearense de São Gonçalo do Amarante, para a aquisição da empresa pelo valor de aproximadamente US$ 2,2 bilhões. A transação ainda está sujeita à aprovação de órgãos regulatórios, incluindo o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), instituição brasileira antitruste, que deverá ser anunciada até o final deste ano.

 

A Companhia Siderúrgica do Pecém pertence à Vale e a sua venda marca a saída da gigante mineradora do setor de siderurgia. Produz placas de aço a partir das quais são fabricados laminados planos usados pela indústria de corte e conformação. Opera um alto-forno com capacidade de três milhões de toneladas/ano, boa parte exportada por meio do Porto de Pecém, estrutura que opera em águas profundas e fica a 10 quilômetros da usina.

 

A empresa se beneficia de incentivos fiscais, o que a tornou mais atraente ainda para a Arcelor, que vai expandir suas operações no cenário siderúrgico brasileiro, além de participar de um grande projeto de geração de energia limpa a partir do hidrogênio verde: o Pecém Green Hydrogen Hub, parceria entre o Complexo de Pecém e a fornecedora de gases industriais e de engenharia Linde, terá sua primeira fase concluída nos próximos cinco anos, com a construção de instalações com capacidade de 100 a 150 MW de geração de energia renovável.

 

O destino dos aços produzidos pela CSP deverá ser outras operações da própria Arcelor e também os mercados das Américas do Norte e do Sul. A aquisição também adiciona capacidade de siderurgia primária e de laminação e acabamento às operações da empresa.


 

Foto: CSP


 

Leia também:

 

Sistema de inspeção contínua detecta inclusões em chapas metálicas

 

Metais ultra resistentes serão tema de estudo


 

#Arcelor #CSP

 



Mais Notícias PI



Fornecedora de aços vai unificar operações de distribuição

Com previsão de investimentos de R$ 30 milhões em reorganização societária, grupo distribuidor de aços brasileiro também estuda expansão no mercado dos Estados Unidos.

09/02/2026


Bystronic conclui a aquisição da Coherent

Especialista em corte a laser, a suíça Bystronic adquiriu a divisão de ferramentas para processamento de materiais da norte-americana Coherent.

09/02/2026


Indústria de máquinas vendeu mais em 2025

Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.

09/02/2026