A International Machine Tool Show (IMTS) é conhecida como o mais importante evento norte-americano no setor de máquinas-ferramenta. A edição deste ano, prevista para o período de 12 a 17 de setembro, no McCormick Place, em Chicago (IL), promete trazer de volta as novidades em termos de tecnologia para o setor, em formato totalmente presencial.
Uma das mais fortes tendências em sistemas CNC tem sido o conceito de configuração única, incorporado às novas máquinas multitarefas, que serão exibidas no Pavilhão de usinagem da feira.
As máquinas multitarefas combinam operações de torneamento, fresamento, furação, rosqueamento, furação profunda, fresamento, desbaste, brochamento, retificação e preparação de superfície. Há ainda modelos híbridos, com recursos adicionais para operações a laser, soldagem por fricção, manufatura aditiva e eletroerosão a fio.
Ao realizar todo esse trabalho em uma única fixação, essas máquinas reduzem o tempo de configuração e eliminam os riscos associados à movimentação das peças entre estações de trabalho, liberando os operadores para a realização de outras tarefas.
Essas máquinas atraem especialmente as empresas que anteriormente necessitavam deslocar as peças de um equipamento a outro (torno, fresadora vertical e outras máquinas) até obter a peça final. De acordo com a organização da feira, a escassez de mão-de-obra no mercado norte-americano é o principal motivo para o aumento da procura pelos modelos multitarefa.
Automação e conectividade
Outra direção que o mercado norte-americano está tomando diz respeito a uma nova geração de máquinas mais acessíveis, com novos controles e programação que permite a conectividade e a integração. Todo o esforço visa remover as barreiras à adoção das novas tecnologias.
Quase todas as estratégias de eficiência de fabricação incluem o uso de automação. Assim, as máquinas CNC a serem expostas já incluem alterações de projeto como porta automática frontal e interface para robôs.
Os fabricantes de máquinas também estão facilitando a coleta de dados ao conectá-las usando padrões abertos como o MTConnect, da Association for Manufacturing Technology (AMT), predominante entre os desenvolvedores de equipamentos CNC. A ênfase está em tornar a interação mais eficiente por meio de aplicativos de análise de dados on-line, sejam eles relacionados a componentes de máquinas CNC ou à produção de peças.
Fotos: IMTS
Leia também:
Estudo aponta “máquina como serviço” como tendência no setor de equipamentos industriais
Automação no carregamento de peças em centros de usinagem
#IMTS
Mais Notícias PI
Na feira que já começou na Alemanha as startups apresentarão sistemas para gestão de dados da produção baseados em inteligência artificial e IoT Industrial.
22/09/2025
Equipamentos para acoplamento de dispositivos de fixação utilizados em usinagem serão apresentados pela Gerardi na EMO 2025.
08/09/2025
A Escola SENAI Roberto Mange oferece cursos com formato presencial e com mais de mil horas de duração. Há cursos sobre usinagens especiais e de fabricação de peças para o setor aeroespacial.
08/09/2025