Um novo modelo de cobot que pode ser usado em operações complementares ao processamento de chapas, tubos e perfis metálicos como, por exemplo, manipulação e/ou soldagem foi lançado recentemente pela Universal Robots, companhia de origem dinamarquesa com unidade brasileira situada em São Caetano do Sul (SP).

 Universal Robots lançou robô colaborativo que pode ser usado no chão de fábrica

O robô colaborativo chamado de UR20 (foto) tem capacidade para movimentar cargas com peso de até 20 kg. Seu braço apresenta alcance de 1.750 mm, uma característica técnica que faz com que ele seja recomendado para outros trabalhos no chão de fábrica como montagem de componentes, entre outros.

 

Segundo informações fornecidas pela empresa, este cobot foi projetado de modo a facilitar a execução de suas operações, o que possibilita a realização de ciclos de trabalho mais rápidos em relação a outros autômatos. Kim Povlsen, presidente da companhia, comentou mais detalhes sobre o equipamento: “os benefícios proporcionados pelo UR20 são tempos de ciclo mais rápidos e capacidade de lidar com cargas mais pesadas em relação a outros robôs. Também incorporamos softwares, oferecendo aos usuários recursos para o controle dos movimentos do cobot”.

 

Outra informação fornecida por meio de um comunicado à imprensa é que os clientes poderão solicitar a pré-encomenda do robô no final do quarto trimestre deste ano.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-777-0442 ou pelo e-mail sales@universal-robots.com. 

 

 

Imagem: Universal Robots

 

 

Leia também:

 

Eficiência energética na intralogística do segmento metalmecânico

 

Consórcio em prol da indústria é formado na América do Sul

 

 

#Cobot #UniversalRobots #Indústria40 #CCM



Mais Notícias PI



Plataforma global de automação industrial agora presente no Brasil

Empresa brasileira passou a ser integradora do Zenon, um sistema de controle de processos, energia e manufatura inteligente utilizado em mais de 60 países.

27/10/2025


Soldagem otimizada preserva o revestimento externo de chapas

O Grupo Laprosolda e a Hexagon realizaram um estudo para a otimização da soldagem de chapas de aço A131 usadas na construção de uma caçamba submetida a ambiente portuário. O estudo envolveu o controle de temperatura da chapa durante a soldagem de maneira a não danificar o revestimento da caçamba.

27/10/2025


Um reforço para a digitalização na indústria

SENAI e BNDES investirão R$ 45,3 milhões em 91 projetos de digitalização da indústria. A iniciativa tem foco em mais de 2,6 mil micro, pequenas e médias empresas que receberão as tecnologias em projetos de indústria 4.0.

27/10/2025