A unidade de estudos sobre óptica, tecnologia e sistemas de exploração de imagens (IOSB) do Instituto alemão Fraunhofer anunciou o lançamento de um software de código aberto denominado FA³ST Service v0.1.0, descrito como o primeiro bloco de construção do pacote desenvolvido pela instituição tendo em vista a administração de ativos (Fraunhofer Advanced Asset Administration Shell Tools) para gêmeos digitais. Daí o acrônimo FA³ST.

 

A transformação de plásticos e a confecção de moldes e matrizes para esses processos são campos em que as tecnologias facilitadoras da indústria 4.0 avançam com mais rapidez, e por isso podem se beneficiar da disponibilidade de uma plataforma gratuita como esta.

 

O serviço permite a criação e o gerenciamento de gêmeos digitais que espelham no ambiente virtual produtos e instalações para a indústria 4.0 com base na Asset Administration Shell (AAS), a especificação do pacote de administração de ativos que integra as diretrizes de projetos de indústria 4.0. na Alemanha. O sistema pode ser acessado e interagir por meio de interfaces de programação de aplicações (API’s, de Application Programming Interface), um conjunto de padrões que tornam mais simples a criação de plataformas por parte dos desenvolvedores.

 

Ferramentas para a indústria 4.0

 

O FA³ST é um conjunto de ferramentas que permite a modelagem, a criação e o uso de gêmeos digitais padronizados de acordo com protocolos de programação e de comunicação entre máquinas.

 

A criação de gêmeos digitais padronizados leva à uniformização das interfaces e assegura a interoperabilidade entre sistemas e equipamentos de produção. Torna-se possível, por exemplo, o fornecimento de pacotes de administração em rede e em interação com o usuário, com aplicativos ou máquinas.

 

Entre as características do FA3ST estão o suporte a vários formatos de arquivos de dados, incluindo AAS, JSON, XML , RDF e NodeSet (OPC-UA) , a arquitetura aberta e o suporte para os protocolos para comunicação entre máquinas MQTT e OPC-UA.

 

Dados sobre o sistema estão disponíveis na página FA³ST no Github, onde podem ser encontrados os códigos de programação, assim como a interface para resolução de problemas e contribuição com o desenvolvimento do sistema. Informações adicionais podem ser solicitadas pelo e-mail faaast@iosb.fraunhofer.de.


Foto: DepositPhotos

 

Conteúdo relacionado:

 

Extrudados mais precisos graçao ao modelamento numérico

Indústria 4.0: IoT reduz custo de manutenção em até 40%



 

#digitaltwin #gêmeosdigitais



Mais Notícias PI



Programa de incentivo vai apoiar a digitalização na indústria

SENAI e BNDES investirão R$ 45,3 milhões em 91 projetos de digitalização da indústria. A iniciativa tem foco em micro, pequenas e médias empresas que receberão as tecnologias em projetos de indústria 4.0.

27/10/2025


Plataforma global de automação industrial agora presente no Brasil

Empresa brasileira passou a ser integradora do Zenon, um sistema de controle de processos, energia e manufatura inteligente utilizado em mais de 60 países.

27/10/2025


Relatório da IFR aponta aumento da demanda por robôs no setor de plásticos

Novo estudo da Federação Internacional de Robótica detectou aumento do uso de robôs na indústria de plásticos e o protagonismo da China no que se refere à automação.

06/10/2025