A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) oficializou recentemente o lançamento da norma ABNT NBR 16970-1:2022 – Light Steel Framing (LSF).

 

De acordo com uma publicação feita pela instituição, a norma consiste em diretrizes para a utilização de sistemas construtivos estruturados em perfis de aço leve obtidos por conformação a frio, bem como o uso de chapas produzidas a partir desse tipo de aço.

 

ABNT publicou novas normas técnicas para o uso de aços leves em construção e/ou reforma de empresas e residências

Ela se constitui da seguinte forma:

 

 

 

Segundo informações da ABNT, a consolidação da norma técnica tem como objetivo regulamentar o uso de sistemas construtivos produzidos a partir de aços leves, visando contribuir para o atendimento da demanda por conjuntos estruturais para a construção e/ou atualização de, por exemplo, residências, galpões industriais e estabelecimentos comerciais.

 

Também foi informado que as novas diretrizes foram elaboradas por um comitê formado pela Associação Brasileira da Construção Metálica (Abcem), que contou com a participação de membros da cadeia produtiva de materiais metálicos e de profissionais do meio acadêmico.

 

Mais informações podem ser obtidas aqui

 

 

Imagem: Pixabay

 

 

Conteúdo relacionado:

 

Projeto visa criar norma técnica para fabricação de estruturas metálicas

 

Consultoria sobre construção metálica passa a ser oferecida como serviço

 

#ABNT #Abcem #NormaTécnica #CCM

 



Mais Notícias PI



Fornecedora de aços vai unificar operações de distribuição

Com previsão de investimentos de R$ 30 milhões em reorganização societária, grupo distribuidor de aços brasileiro também estuda expansão no mercado dos Estados Unidos.

09/02/2026


Bystronic conclui a aquisição da Coherent

Especialista em corte a laser, a suíça Bystronic adquiriu a divisão de ferramentas para processamento de materiais da norte-americana Coherent.

09/02/2026


Indústria de máquinas vendeu mais em 2025

Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.

09/02/2026