A Flow Latam (São Paulo, SP) está apresentando para o mercado brasileiro o equipamento Mach 200, para corte de chapas metálicas por jato d’água, cujo projeto tem em vista a facilidade de acesso do operador por três dos lados da máquina, de modo a simplificar o seu carregamento. O modelo é também uma proposta para empresas que querem iniciar nesta técnica de corte por um equipamento mais acessível do que modelos equivalentes mais robustos.

 

Outra característica do equipamento é o cabeçote de corte compacto de 5 eixos Pivot+ (foto), concebido para a execução de cortes de alta precisão e chanfros, com melhor controle da conicidade.

 

Equipada com bombas de pressão ultra elevada (60.000 psi para o acionamento direto e possibilidade de uso de uma bomba intensificadora de 60.000 psi), a máquina opera com velocidade máxima de deslocamento de 10.000 mm/min e aceleração de 0,05 G. Pode operar com jato de água pura, para metais menos duros, ou com abrasivo, para os demais.

 

O controle das máquinas é feito por meio dos pacotes de software dedicados da Flow, que incluem sistemas CAD/CAM (FlowXpert e FlowMaster), sistema de nesting (FlowNest), conversor de código G e pacote de compatibilidade com o sistema Catia.

 

Foto: Flow

 

Leia também:

 

Equipamentos e serviços com foco na soldagem automatizada

Rebitadeira elétrica com bateria recarregável


 

#Flowwaterjet  



Mais Notícias PI



Fornecedora de aços vai unificar operações de distribuição

Com previsão de investimentos de R$ 30 milhões em reorganização societária, grupo distribuidor de aços brasileiro também estuda expansão no mercado dos Estados Unidos.

09/02/2026


Bystronic conclui a aquisição da Coherent

Especialista em corte a laser, a suíça Bystronic adquiriu a divisão de ferramentas para processamento de materiais da norte-americana Coherent.

09/02/2026


Indústria de máquinas vendeu mais em 2025

Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.

09/02/2026