A Hypertherm (Guarulhos, SP) aplicou a transformação digital em seus equipamentos ao embutir sensores nos cartuchos de consumíveis para corte a plasma. Sua linha Powermax Sync de sistemas de corte foi equipada com esta tecnologia presente nas tochas SmartSync, que captam e transmitem dados de processo em tempo real, por radiofrequência. Parâmetros como o número de aberturas de arco, a taxa de transferência e o tempo de corte são monitorados e enviados ao comando da máquina pelos sensores, ficando disponíveis no painel ou no aplicativo de controle , que pode ser instalado em smartphones (veja tela abaixo).

Edson Urtado, gerente nacional de vendas da empresa, explicou que o recurso auxilia também no set up automático do equipamento, reduzindo a necessidade de operadores qualificados. No entanto, a análise dos dados captados não dispensa a interação humana: “A relação entre as aberturas de arco e a taxa de transferência, por exemplo, é um indicador de qualidade de processo. Uma relação desfavorável pode indicar a presença de corrosão e, por conseguinte, a necessidade de treinamento do operador para evitar que isso ocorra”, observou.

A presença dos sensores nos cartuchos é também subsídio para um setup mais rápido da máquina, com a configuração automática de dados de corrente e de processo.

A forma de construção dos cartuchos tornou mais simples a sua instalação, manutenção e identificação. Constituídos por uma peça única, eles foram classificados por cor (laranja para corte manual, verde para goivagem e cinza para corte CNC), e passaram a ser instalados com um giro de um quarto de volta, o que permite a sua troca em cerca de 10 segundos.

 

Fotos: Hypertherm

 

Leia também:

Inteligência artificial a serviço da produtividade

Corte a laser para peças de pequenas dimensões


 

#Hypertherm    #SmartSync



Mais Notícias PI



Fornecedora de aços vai unificar operações de distribuição

Com previsão de investimentos de R$ 30 milhões em reorganização societária, grupo distribuidor de aços brasileiro também estuda expansão no mercado dos Estados Unidos.

09/02/2026


Bystronic conclui a aquisição da Coherent

Especialista em corte a laser, a suíça Bystronic adquiriu a divisão de ferramentas para processamento de materiais da norte-americana Coherent.

09/02/2026


Indústria de máquinas vendeu mais em 2025

Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.

09/02/2026