O combate à Covid-19 está estimulando empresas brasileiras que atuam em áreas relacionadas ao ramo de plásticos a criarem produtos voltados para o tratamento de doenças respiratórias.

 

Roboris desenvolve capacete bolha que protege equipes médicas de infecções

 

Inspirada em trabalhos realizados na Itália e nos Estados Unidos, a Roboris, sediada em São Paulo (SP), desenvolveu a Bolha de respiração individual controlada (Bric), um invólucro fabricado em plástico transparente flexível resistente a rasgos e equipado com válvulas que permitem o seu acoplamento a sistemas de fornecimento de oxigênio não invasivos, além de sondas.

 

O design do modelo é semelhante ao de capacetes de mergulho também conhecidos como escafandros; sua altura é de 380 mm e a largura é de 350 mm. Ele é configurado com quatro válvulas de conexão que possibilitam a sua ligação a tubulações, por exemplo, bem como com uma válvula de acesso lateral e suporte cervical com sistema de vedação. Entre os materiais usados na sua confecção estão termoplásticos e elastômeros com propriedades bactericidas, antifúngicas e de resistência à radiação UV.

 

O engenheiro Guilherme de Souza, presidente da companhia, disse que o volume de produção mensal de Brics poderá chegar a cinco mil unidades e que há interesse em estabelecer parcerias com empresas e instituições do ramo de plásticos. “Além de serem 100% nacionais e produzidos por meio de processos já conhecidos, os capacetes proporcionam um ambiente seguro tanto para pacientes quanto profissionais da área da saúde. Visando à obtenção de melhorias, estamos abertos a novos parceiros que possam contribuir para o combate a essa doença”, concluiu.

 

Os capacetes foram lançados com a marca Life Tech Engenharia e propostas referentes à formação de consórcios podem ser enviadas para o e-mail contato@lifetecheng.com.br.

 

Foto: Life Tech Engenharia

 

Conteúdo relacionado:

Máscara antimicrobiana de TPE é desenvolvida no Brasil

Máscaras ultrafinas de grafeno estão em desenvolvimento no Brasil

 

#Roborisdobrasil #Lifetechengenharia #BRIC #Plásticos #Covid-19



Mais Notícias PI



inpEV disponibiliza relatório de sustentabilidade gratuitamente

Estudo traz informações atualizadas sobre iniciativas nos ramos de logística reversa e reciclagem de embalagens e tampas plásticas. Aborda também ações que visam à conscientização acerca da higienização e descarte corretos de produtos pós-uso.

01/07/2020


Recicladores de plásticos planejam investir em descontaminação

Pesquisa realizada recentemente mostrou como as atividades no ramo de comercialização de resinas recicladas estão sendo impactadas pelas mudanças causadas pela pandemia da Covid-19. Também foi detectado um crescente interesse por equipamentos de descontaminação de resinas recicladas para torná-las adequadas ao uso para contato com alimentos.

30/06/2020


Growlers de PET: levando chope aos consumidores em isolamento

Novos hábitos poderão permanecer depois de passada a fase mais crítica da pandemia de Covid-19. O consumo de cerveja em garrafões (growlers) é um deles. E o material preferido para a fabricação desses frascos é o PET, que mais uma vez compete com o vidro levando algumas vantagens.

29/06/2020