A empresa espanhola Smartpm desenvolveu uma plataforma digital voltada para o gerenciamento de linhas de produção que utilizam usinagem como processo produtivo, e por meio deste sistema passou a oferecer serviços que incluem coleta e processamento de dados provenientes do chão de fábrica, alertas para a programação de manutenção de máquinas, entre outros.

 

Sistema digital para parques fabris e ferramentarias conecta máquinas e permite o processamento de dados provenientes do chão de fábrica

 

A plataforma é chamada de MIC (abreviação do inglês Manufacturing Intelligence Core, ou “Núcleo de fabricação inteligente”, em tradução livre) e consiste em um sistema que conta com recursos para a conectividade entre máquinas e equipamentos indicado para companhias do ramo de usinagem como, por exemplo, ferramentarias que prestam serviços para terceiros.

 

De acordo com informações da empresa, a implantação da plataforma digital pode ocorrer em três etapas. Na primeira, é feito um estudo sobre o parque fabril e os processos envolvidos, incluindo diagnóstico do maquinário, de protocolos internos, do sistema de TI utilizado pela empresa e sistemas de segurança.

 

Na segunda etapa é iniciada a implantação do sistema, assim como podem ser executadas as melhorias propostas na fase anterior. Nesta etapa também é determinado o fluxo de trabalho, a implantação de sistemas auxiliares para a automação de processos e é feito o alinhamento de canais de comunicação entre departamentos. Em seguida, são iniciados os processos-piloto de, por exemplo, processamento de dados.

 

A terceira etapa tem como premissa a conclusão da configuração da plataforma conforme a necessidade do cliente, além da iniciação do gerenciamento de dados obtidos a partir do monitoramento de linhas de usinagem. Também são determinados os protocolos relacionados ao parque fabril a partir da implantação do sistema. Os clientes podem contar com suporte técnico remoto.

 

 

Imagem: Smartpm

 

 

Conteúdo relacionado:

 

ERP industrial gerencia tarefas no ambiente de usinagem

 

Software e medidor a laser aferem o paralelismo em máquinas industriais

 

#Usinagem #PlataformaDigital #Indústria40 #MM

 



Mais Notícias PI



EMO reúne startups provedoras de tecnologias auxiliares à usinagem

Na feira que já começou na Alemanha as startups apresentarão sistemas para gestão de dados da produção baseados em inteligência artificial e IoT Industrial.

22/09/2025


CNC da Mitsubishi Electric passa a contar com novos recursos

A linha de CNCs M8V passou por atualização e será comercializada pela Mitsubishi Electric Brasil. Os comandos possuem recursos aprimorados que facilitam a integração de robôs industriais para a realização de trabalhos complementares à usinagem.

08/09/2025


A inteligência artificial na estratégia de usinagem

A Spanflug Technologies apresentará na EMO 2025 a nova geração do software Spanflug MAKE, agora equipado com “inteligência de usinagem”, que combina inteligência artificial, automação e dados digitais para otimizar custos, tempos e estratégias de produção na usinagem CNC.

22/08/2025