A empresa espanhola Smartpm desenvolveu uma plataforma digital voltada para o gerenciamento de linhas de produção que utilizam usinagem como processo produtivo, e por meio deste sistema passou a oferecer serviços que incluem coleta e processamento de dados provenientes do chão de fábrica, alertas para a programação de manutenção de máquinas, entre outros.

 

Sistema digital para parques fabris e ferramentarias conecta máquinas e permite o processamento de dados provenientes do chão de fábrica

 

A plataforma é chamada de MIC (abreviação do inglês Manufacturing Intelligence Core, ou “Núcleo de fabricação inteligente”, em tradução livre) e consiste em um sistema que conta com recursos para a conectividade entre máquinas e equipamentos indicado para companhias do ramo de usinagem como, por exemplo, ferramentarias que prestam serviços para terceiros.

 

De acordo com informações da empresa, a implantação da plataforma digital pode ocorrer em três etapas. Na primeira, é feito um estudo sobre o parque fabril e os processos envolvidos, incluindo diagnóstico do maquinário, de protocolos internos, do sistema de TI utilizado pela empresa e sistemas de segurança.

 

Na segunda etapa é iniciada a implantação do sistema, assim como podem ser executadas as melhorias propostas na fase anterior. Nesta etapa também é determinado o fluxo de trabalho, a implantação de sistemas auxiliares para a automação de processos e é feito o alinhamento de canais de comunicação entre departamentos. Em seguida, são iniciados os processos-piloto de, por exemplo, processamento de dados.

 

A terceira etapa tem como premissa a conclusão da configuração da plataforma conforme a necessidade do cliente, além da iniciação do gerenciamento de dados obtidos a partir do monitoramento de linhas de usinagem. Também são determinados os protocolos relacionados ao parque fabril a partir da implantação do sistema. Os clientes podem contar com suporte técnico remoto.

 

 

Imagem: Smartpm

 

 

Conteúdo relacionado:

 

ERP industrial gerencia tarefas no ambiente de usinagem

 

Software e medidor a laser aferem o paralelismo em máquinas industriais

 

#Usinagem #PlataformaDigital #Indústria40 #MM

 



Mais Notícias PI



Linha japonesa de eletroerosão a fio no mercado brasileiro

A Tecno-How anunciou que fará a distribuição dos equipamentos da japonesa Seibu, desenvolvedora de máquinas de eletroerosão a fio de alta precisão.

26/10/2026


TIMTOS 2027 destaca IA industrial, automação e descarbonização

A feira internacional que será realizada em Taiwan em 2027 estreará duas áreas temáticas dedicadas ao gerenciamento da produção, conectividade e células automatizadas para a indústria metalmecânica.

26/10/2026


OSG inaugura centro técnico em parceria com fabricantes de equipamentos

A empresa reuniu em um único espaço equipamentos dedicados a diferentes etapas da fabricação de peças por usinagem.

26/10/2026