A Benner (São Paulo, SP) desenvolveu um sistema de planejamento de recursos (Enterprise Resources Planning, ERP) específico para a área industrial, com foco no gerenciamento de tarefas associadas à automatização e eficiência dos processos.

 

O novo sistema visa fomentar o desenvolvimento de diferentes segmentos industriais. De acordo com o head de Produto ERP da Benner, Francis Izzo, o mercado industrial brasileiro está ganhando cada vez mais maturidade para a digitalização e a solução ERP Industrial chega no momento certo às empresas para agregar mais praticidade e agilidade aos seus processos, a fim de evitar falhas, retrabalho e atrasos”.

 

Os recursos do sistema abrangem desde a compra de suprimentos até a obtenção do produto final, passando pela integração com controladores lógicos programáveis (CLP’s) e demais tecnologias e equipamentos típicos do ambiente produtivo, tais como sensores, coletores e leitores de códigos de barras.

 

Na usinagem de metais contempla especialmente processos e serviços, incluindo o controle de apontamentos das operações.

 

O ERP Industrial também será capaz de fornecer dados e relatórios estratégicos para tomadas de decisão, como dashboards que possibilitam o acompanhamento da evolução das indústrias em tempo real; apontamentos inteligentes que sinalizam a necessidade de suprimento para controle e planejamento de estoque; a sinalização automática de pedidos de cotação para fornecedores parceiros e o controle logístico, incluindo a indicação de capacidades produtivas e prazos para produção.

 

O sistema terá também versões mobile, para dispositivos portáteis, e web, com hospedagem em nuvem. “Com esses recursos, conseguimos reduzir os custos para as indústrias, já que poderão liberar seus espaços físicos. Outra vantagem, é que os colaboradores ganham mobilidade e conseguem gerenciar processos de forma remota, podendo oferecer comandos para as máquinas e obter a visualização de dados em tempo real, em qualquer hora e lugar”, explica.

 

A princípio, a companhia visa atingir com o lançamento as indústrias discretas, ou seja, aquelas que produzem itens distintos e individuais, como as automobilísticas, metalúrgicas, químicas, têxteis, alimentícias, de metalmecânica e de microfusão. “Hoje, nossos recursos tecnológicos atendem com precisão a demanda desses nichos de mercado. Mas, ainda este ano, o objetivo é investir em MRP2 para atender de forma mais ampla o mercado industrial”, concluiu Izzo.

 

Foto: Benner

 

Leia também:

 

Manufatura inteligente para pequenas empresas

 

Marketplace para o setor de usinagem



 

#ERPIndustrial

#Benner



Mais Notícias MM



Retificação auxiliada por IA. Um recurso para o trabalho com materiais difíceis.

Parceria entre indústria e instituto de pesquisa dá origem ao RoboGrinder, um sistema de retificação baseado em inteligência artificial que aprende a processar materiais complexos.

01/04/2024


Realidade aumentada para treinamento em usinagem

Conjunto tecnológico para simulação da Honeywell passou a contar com recursos de realidade aumentada que podem ser usados em ambiente de usinagem.

01/04/2024


Fabricante de aços inicia programa de transformação digital

A ArcelorMittal e o Habitat de Inovação SESI-SENAI vão desenvolver tecnologias facilitadoras para a produção de aços, o que faz parte de um acordo estabelecido entre as instituições.

18/03/2024