A Benner (São Paulo, SP) desenvolveu um sistema de planejamento de recursos (Enterprise Resources Planning, ERP) específico para a área industrial, com foco no gerenciamento de tarefas associadas à automatização e eficiência dos processos.

 

O novo sistema visa fomentar o desenvolvimento de diferentes segmentos industriais. De acordo com o head de Produto ERP da Benner, Francis Izzo, o mercado industrial brasileiro está ganhando cada vez mais maturidade para a digitalização e a solução ERP Industrial chega no momento certo às empresas para agregar mais praticidade e agilidade aos seus processos, a fim de evitar falhas, retrabalho e atrasos”.

 

Os recursos do sistema abrangem desde a compra de suprimentos até a obtenção do produto final, passando pela integração com controladores lógicos programáveis (CLP’s) e demais tecnologias e equipamentos típicos do ambiente produtivo, tais como sensores, coletores e leitores de códigos de barras.

 

Na usinagem de metais contempla especialmente processos e serviços, incluindo o controle de apontamentos das operações.

 

O ERP Industrial também será capaz de fornecer dados e relatórios estratégicos para tomadas de decisão, como dashboards que possibilitam o acompanhamento da evolução das indústrias em tempo real; apontamentos inteligentes que sinalizam a necessidade de suprimento para controle e planejamento de estoque; a sinalização automática de pedidos de cotação para fornecedores parceiros e o controle logístico, incluindo a indicação de capacidades produtivas e prazos para produção.

 

O sistema terá também versões mobile, para dispositivos portáteis, e web, com hospedagem em nuvem. “Com esses recursos, conseguimos reduzir os custos para as indústrias, já que poderão liberar seus espaços físicos. Outra vantagem, é que os colaboradores ganham mobilidade e conseguem gerenciar processos de forma remota, podendo oferecer comandos para as máquinas e obter a visualização de dados em tempo real, em qualquer hora e lugar”, explica.

 

A princípio, a companhia visa atingir com o lançamento as indústrias discretas, ou seja, aquelas que produzem itens distintos e individuais, como as automobilísticas, metalúrgicas, químicas, têxteis, alimentícias, de metalmecânica e de microfusão. “Hoje, nossos recursos tecnológicos atendem com precisão a demanda desses nichos de mercado. Mas, ainda este ano, o objetivo é investir em MRP2 para atender de forma mais ampla o mercado industrial”, concluiu Izzo.

 

Foto: Benner

 

Leia também:

 

Manufatura inteligente para pequenas empresas

 

Marketplace para o setor de usinagem



 

#ERPIndustrial

#Benner



Mais Notícias MM



Pesquisa trata do uso de laser na fabricação de ferramentas

Pesquisadores do Fraunhofer ILT desenvolveram uma cadeia de processos na qual peças de materiais duros que dão origem às ferramentas podem ser moldadas e polidas usando um laser de pulso ultracurto.

20/10/2025


Hypermill integra automação a torneamento e fresamento

Desenvolvedora alemã de sistemas CAD/CAM exibe tecnologias demonstrando a usinagem de componentes aeronáuticos.

20/10/2025


Metal mecânica se destaca na demanda por robôs industriais

Novo relatório da Federação Internacional de Robótica destaca o protagonismo da China no consumo de robôs e a importância do setor metal mecânico como consumidor desses equipamentos.

02/10/2025