A britânica Renishaw, com unidades brasileiras em Barueri (SP) e Caxias do Sul (RS), desenvolveu uma nova versão para o software do seu sistema de alinhamento a laser XK 10, para apoio às medições de paralelismo ponto a ponto. A nova funcionalidade permitirá que os usuários façam ajustes precisos no paralelismo de máquinas operatrizes e de máquinas-ferramenta, em um nível que antes era impossível com o uso de técnicas de medição tradicionais.

 

O sistema a laser de alinhamento XK10 executa a medição rápida, precisa e eficiente de retilineidade, esquadro, paralelismo rotacional, paralelismo de trilhos, planicidade e nível, bem como avaliação da direção do fuso e coaxialidade de máquinas rotativas. Ele também é uma ferramenta para diagnosticar a origem dos erros após uma reconstrução ou como parte da manutenção periódica.

 

No método tradicional de medição de paralelismo era usada uma placa de ponte e trilho mestre, em combinação com um relógio comparador e um medidor de nível. Este método é demorado e está sujeito a erros, pois as medições são registradas manualmente. O XK10 usa medições a laser para capturar dois pontos em cada trilho, permitindo que o ângulo entre os dois trilhos seja determinado e registrado digitalmente.

 

Andy Deacon, gerente de produto de calibração da Renishaw explicou que a última versão de software permite que o XK10 faça medições em vários pontos ao longo de cada trilho. A vantagem de um maior número de pontos de medição é que a linearidade de cada trilho também é medida ao mesmo tempo. “O paralelismo entre os trilhos pode então ser determinado observando a diferença de retilineidade em cada ponto, dando uma imagem mais exata do que uma medição do ângulo geral entre os trilhos", afirmou.

 

O XK10 é fornecido com mecanismos de fixação para reduzir o tempo de preparação e pode ser usado com a parte óptica de paralelismo opcional projetada especificamente para esta aplicação. “A realização de medições onde não há trilhos é significativamente melhorada usando o suporte magnético de referência para fazer o detector deslizar ao longo da borda de uma peça metálica”, concluiu Deacon.

 

Foto: Renishaw


 

Leia também:

 

Equipamento de monitoramento do fuso

ERP industrial gerencia tarefas no setor de usinagem

 

#paralelismo   #Renishaw



Mais Notícias MM



Serviço de análise do potencial de automação atende empresas do mundo todo

Ferramenta digital desenvolvida pelo Instituto Fraunhofer de Stuttgart avalia processos e indica qual o nível de automação ideal, de acordo com o perfil de cada empresa.

19/02/2024


Ar ionizado substitui fluido de corte na usinagem

A finlandesa Aurion desenvolveu um sistema de refrigeração para operações de usinagem que utiliza ar ionizado em substituição a fluidos de corte.

19/02/2024


Alltech passa a comercializar injetoras de alumínio da Yizumi

Grupo amplia presença no mercado com linha de injeção de alumínio no portfólio com até 5.000 toneladas de força de fechamento.

05/02/2024