A Colgate (marca pertencente ao grupo norte-americano Colgate-Palmolive) anunciou que passou a disponibilizar no mercado seu tubo para creme dental fabricado em versão monomaterial em polietileno de alta densidade (PEAD). A mudança, se comparada aos tubos multimateriais tradicionais, pretende facilitar e aumentar os índices de reciclabilidade deste item.

 

 

O novo tubo é o primeiro, nesta aplicação, a ser reconhecido por diversas autoridades e órgãos internacionais como um item reciclável e monomaterial, ou seja, sendo feito por um único tipo de plástico, segundo informações da companhia. O produto já está disponível ao consumidor final em mercados físicos e online.

 

Segundo a Colgate, a escolha para o uso do PEAD como matéria-prima para a fabricação de um tubo monomaterial se deu porque esse é um dos materiais plásticos com o maior fluxo de garrafas e frascos encaminhados à reciclagem mecânica, correspondendo a cerca de 30% nos Estados Unidos. Porém, a principal dificuldade enfrentada pelo grupo ao trabalhar com o PEAD foi devido ao fato da rigidez do material não ser muito adequada para uso em embalagens espremíveis. A solução encontrada foi combinar diferentes camadas de laminados de PEAD em espessuras variadas, o que permitiu a produção de um tubo macio e flexível, com facilidade de aperto e que protegerá o produto por diversas vezes, quando houver solicitação mecânica para dispensar o creme.

 

Esse desenvolvimento e lançamento é relevante para o setor de embalagens porque, tradicionalmente, a maioria dos tubos de creme dental são feitos por um elemento multimaterial, que mistura diferentes classes de materiais, inviabilizando seu processo de reciclagem. A companhia afirma que, globalmente, esse fato se soma aos 20 bilhões de tubos por ano que são jogados no lixo e para melhorar esses índices a empresa afirmou que o descarte do seu tubo, ao lado de outros itens plásticos, não requer etapas extras (como cortes, enxágue ou limpeza antes de jogá-lo em uma lixeira).

 

Recicla-me!

O grupo ressaltou que fornecer um produto que seja reciclável é apenas metade da batalha. Para alertar seus compradores de que o tubo da marca agora é reciclável, a Colgate está lançando o produto com ícones personalizados e a frase "Recycle Me!" – ou "Me recicle!", em português.

 

O objetivo de "Recycle Me!" é conscientizar e engajar o público no seu descarte seletivo e, não somente isso, informar os operadores de instalações de recuperação de materiais, como em cooperativas por exemplo, que fazem a triagem de plástico, de que aquele é um material que pode ser reciclado.

 

Além disso, outra ação do grupo foi compartilhar seu know-how de tubos recicláveis com outras empresas, incluindo seus concorrentes, por meio de cerca de 50 fóruns de embalagens e reuniões individuais para promover a transição de itens multimateriais para tubos monomateriais. Para que os tubos recicláveis sejam um sucesso, a Colgate entende que é necessário uma massa crítica relacionada aos tubos disponíveis nas prateleiras que atendam aos padrões de reciclagem e acredita que isso incentivará a comunidade de reciclagem a adicionar os tubos às suas listas de materiais aceitáveis.

 

Segundo seu informativo, o movimento está crescendo e as principais marcas de creme dental que, somadas à ela compõem 90% do mercado dos EUA, se comprometeram publicamente a mudar para tubos recicláveis de PEAD até 2025.

Foto: Colgate-Palmolive Company


 

Conteúdo relacionado:

Frasco para medicamento é fabricado com 20% menos plástico

Embalagem flexível tipo bolsa 100% em polietileno para o setor alimentício


 



Mais Notícias PI



Alimentador para extrusoras tem nova versão

Equipamento pode aumentar o rendimento da reciclagem de grânulos plásticos com densidade inferior a 200 kg/m³.

28/06/2022


Biopolímero tem reciclabilidade comprovada

Pesquisa realizada por meio de uma parceria Brasil/Estados Unidos constatou que um biopolímero à base de amido de vegetais usado na fabricação de filmes pode ser reciclado e convertido em matéria-prima para novos produtos.

28/06/2022


Parceria promoverá a fabricação de telhas ecológicas

Mais de 500 toneladas de aparas industriais provenientes de embalagens serão usadas na produção de mais de 20 mil telhas.

27/06/2022