Um estudo sobre fabricação de peças metálicas por manufatura aditiva usando arco elétrico para a deposição de material proveniente de arames, iniciado por institutos integrantes do Centro de Inovação e Tecnologia Senai (CIT Senai Fiemg), situado em Belo Horizonte (MG), resultou na produção de uma peça-protótipo.

A fabricação da peça mostrada na imagem, com formato de polia, consistiu na utilização de uma célula de soldagem robotizada que, de acordo com informações da instituição, passou por adaptação para operar em ensaios de manufatura aditiva. Neste caso, o equipamento foi utilizado para executar a fundição de arames e, consequentemente, a deposição do material assim obtido.
Em comunicado à imprensa, as entidades responsáveis pelo estudo informaram que outros processos como usinagem e tratamento térmico também farão parte do escopo da pesquisa. Segundo elas, um dos objetivos relacionados à realização deste trabalho é o desenvolvimento e aperfeiçoamento de processos de manufatura de metais alternativos aos já consolidados.
Ainda de acordo com as instituições, este trabalho conta com a participação de empresas do ramo metalmecânico. Além disso, elas informaram que projetos voltados para a criação de centros de pesquisa especializados na fabricação de peças metálicas a partir de manufatura aditiva por deposição a arco elétrico estão em andamento.
Mais informações podem ser obtidas aqui.
Imagem: CIT Senai Fiemg
Conteúdo relacionado:
Monitores de purga aumentam o controle sobre o processo de soldagem
#CITSenaiFiemg #ManufaturaAditiva #ArcoElétrico #CCM
Mais Notícias PI
O Grupo Laprosolda e a Hexagon realizaram um estudo para a otimização da soldagem de chapas de aço A131 usadas na construção de uma caçamba submetida a ambiente portuário. O estudo envolveu o controle de temperatura da chapa durante a soldagem de maneira a não danificar o revestimento da caçamba.
27/10/2025
Estudo realizado pelo Ibec abordou a circularidade no setor do aço e aponta para oportunidades na criação de modelos de negócios.
29/09/2025
Balanço do setor automotivo realizado pela Anfavea apontou aumento de 26,2% da produção entre o primeiro e o segundo semestre de 2024, com a criação de 100 mil empregos, entre diretos e indiretos. Para o próximo ano, a previsão é que a produção de veículos leves aumente em 7,3%.
13/12/2024