A DSM (Holanda), com escritório em São Paulo (SP), está expondo o seu grade de polímeros Arnitel, que passou a ser utilizado na fabricação de pneus não pneumáticos (foto). As resinas dessa série possibilitam a confecção de pneus que apresentam flexibilidade, dureza e menor densidade, proporcionando ainda vantagens como maior durabilidade e eliminação de gastos com reparos tipicamente relacionados às versões convencionais como, por exemplo, ocorrência de furos na câmara ou danos no bico de entrada de ar. Além disso, elas são indicadas à fabricação de solados e/ou revestimentos para calçados desenvolvidos para atividades esportivas.

Também foi apresentada a linha de poliamidas Akulon RePurposed que é composta por resinas recicladas obtidas a partir do processamento de redes de pesca descartadas nos oceanos. Elas têm sido aplicadas na fabricação de peças estruturais ou intercambiáveis de pranchas usadas em esportes aquáticos como, por exemplo, quilhas, e também podem servir como matéria-prima para a produção de outros tipos de itens esportivos e/ou de lazer.
Entre as novidades estão ainda plásticos que podem substituir metais comumente utilizados na fabricação de autopeças, os quais são uma alternativa à redução de peso de veículos que têm ganhado espaço na indústria de automóveis elétricos.
#K2019 #non-pneumatic #reciclagemderedesdepesca #plastics
Mais Notícias PI
Claudia Takahashi Tsukamoto assume a diretoria executiva do Instituto Brasileiro do PVC.
28/10/2025
O Conselho Regional de Química IV Região (SP) segue com inscrições abertas para um curso sobre bioplásticos que acontece em novembro.
28/10/2025
PP reciclado de grau alimentício, reciclagem de PU, extrusão reativa, aditivação e tecnologia de lavagem serão destaques no evento anual que acontece em novembro na capital paulista.
29/10/2025