A Librelato, fabricante de implementos rodoviários sediada em Içara (SC), anunciou um novo investimento em processos de digitalização e automação da produção com a maior célula de solda robotizada da América Latina, que fará as junções da estrutura completa dos implementos.

 

 

De acordo com a companhia, o projeto recebeu um investimento de R$12 milhões e começou a ser instalado em 2021 na fábrica de Criciúma (SC), em 2021. Nesse período os operadores passaram por treinamentos específicos para trabalhar com o equipamento. A nova célula deve entrar em operação em março de 2022.

 

O objetivo dessa célula robotizada para soldagem é melhorar a qualidade final do produto, padronizando o processo de soldagem. Os benefícios do investimento, segundo a empresa, estão no fato de a tecnologia permitir a soldagem completa de um implemento em cerca de 30 minutos, uma redução de 35% no tempo de produção, o que viabiliza a fabricação de 25 implementos por dia, um aumento de 20%.

 

Segundo Rodrigo Corso, gerente de excelência operacional da Librelato, a unidade terá interação com tecnologias da indústria 4.0, uma vez que a aplicação da internet industrial e da robótica está movimentando o mercado e trazendo inovações que são capazes de aumentar a produtividade e estimular os negócios. “A célula de soldagem robotizada terá toda a integração em tempo real. Da minha casa, pelo meu celular, eu conseguirei ver o que está acontecendo na produção e isso é um grande avanço para a companhia e seus clientes finais”, finalizou Corso.

(Foto: divulgação, Librelato)



Mais Notícias PI



Fusão de empresas vai fomentar avanços em equipamentos de soldagem

A ESAB anunciou a aquisição da EWM, fabricante alemã de equipamentos para soldagem industrial e sistemas de automação deste processo.

18/08/2025


VDI Brasil tem programa de formação internacional em Indústria 4.0

Nova edição do Expert Training, programa oferecido pela VDI Brasil, acontece em outubro e oferece certificação internacional em Indústria 4.0.

18/08/2025


Droz Robótica lança células robotizadas para soldagem

A empresa do Paraná opera sob o guarda-chuva do Grupo Cristófoli Biossegurança e integrou ao seu portfólio a linha de células robotizadas FAZ. As células contam com tecnologias desenvolvidas por companhias parceiras e são recomendadas para a fabricação de diferentes tipos de peças metálicas.

04/08/2025