A dificuldade de encontrar soldadores manuais qualificados é uma realidade na indústria. Ao mesmo tempo, os requisitos de qualidade, flexibilidade e eficiência estão crescendo continuamente, o que tem levado as empresas de maquinário a desenvolverem soluções automatizadas para esse tipo de tarefa.

 

A alemã Carl Cloos, com unidade brasileira em Guraulhos (SP), desenvolveu o sistema de soldagem Cobot, em conjunto com a MPA Technology, oferecendo aos seus usuários uma porta de entrada no mundo da soldagem automatizada. Podem ser soldados desde pequenos até grandes lotes de forma econômica e com alta qualidade, usando-se a fonte Qineo e um robô colaborativo (cobot) de alta precisão.

 

O pacote completo compacto foi denominado pela empresa como "Pronto para soldar", e garante uma a integração dos processos de produção existentes. O cobot pode ser programado e movido com precisão por meio de um sensor de torque em cada eixo. A operação intuitiva aumenta consideravelmente a eficiência do trabalho e o usuário pode fazer ajustes individuais no painel de controle sensível ao toque. Outra característica especial é o reinício simples após uma parada de emergência, uma vez que não é necessário destravar ou mover o robô.

 

Os componentes de segurança integrados garantem a proteção pessoal necessária e uma tela de proteção móvel fixada na mesa opcional protege o ambiente da radiação UV gerada durante a soldagem.

 

Foto: Cloos

 

Conteúdo relacionado:

 

Soldagem alinhada com a impressão 3D de metais

Nova linha de itens para fixação de metais

 

#cobots #soldagem #Cloos

 



Mais Notícias PI



Fornecedora de aços vai unificar operações de distribuição

Com previsão de investimentos de R$ 30 milhões em reorganização societária, grupo distribuidor de aços brasileiro também estuda expansão no mercado dos Estados Unidos.

09/02/2026


Bystronic conclui a aquisição da Coherent

Especialista em corte a laser, a suíça Bystronic adquiriu a divisão de ferramentas para processamento de materiais da norte-americana Coherent.

09/02/2026


Indústria de máquinas vendeu mais em 2025

Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.

09/02/2026