A dificuldade de encontrar soldadores manuais qualificados é uma realidade na indústria. Ao mesmo tempo, os requisitos de qualidade, flexibilidade e eficiência estão crescendo continuamente, o que tem levado as empresas de maquinário a desenvolverem soluções automatizadas para esse tipo de tarefa.

 

A alemã Carl Cloos, com unidade brasileira em Guraulhos (SP), desenvolveu o sistema de soldagem Cobot, em conjunto com a MPA Technology, oferecendo aos seus usuários uma porta de entrada no mundo da soldagem automatizada. Podem ser soldados desde pequenos até grandes lotes de forma econômica e com alta qualidade, usando-se a fonte Qineo e um robô colaborativo (cobot) de alta precisão.

 

O pacote completo compacto foi denominado pela empresa como "Pronto para soldar", e garante uma a integração dos processos de produção existentes. O cobot pode ser programado e movido com precisão por meio de um sensor de torque em cada eixo. A operação intuitiva aumenta consideravelmente a eficiência do trabalho e o usuário pode fazer ajustes individuais no painel de controle sensível ao toque. Outra característica especial é o reinício simples após uma parada de emergência, uma vez que não é necessário destravar ou mover o robô.

 

Os componentes de segurança integrados garantem a proteção pessoal necessária e uma tela de proteção móvel fixada na mesa opcional protege o ambiente da radiação UV gerada durante a soldagem.

 

Foto: Cloos

 

Conteúdo relacionado:

 

Soldagem alinhada com a impressão 3D de metais

Nova linha de itens para fixação de metais

 

#cobots #soldagem #Cloos

 



Mais Notícias PI



Plataforma global de automação industrial agora presente no Brasil

Empresa brasileira passou a ser integradora do Zenon, um sistema de controle de processos, energia e manufatura inteligente utilizado em mais de 60 países.

27/10/2025


Soldagem otimizada preserva o revestimento externo de chapas

O Grupo Laprosolda e a Hexagon realizaram um estudo para a otimização da soldagem de chapas de aço A131 usadas na construção de uma caçamba submetida a ambiente portuário. O estudo envolveu o controle de temperatura da chapa durante a soldagem de maneira a não danificar o revestimento da caçamba.

27/10/2025


Um reforço para a digitalização na indústria

SENAI e BNDES investirão R$ 45,3 milhões em 91 projetos de digitalização da indústria. A iniciativa tem foco em mais de 2,6 mil micro, pequenas e médias empresas que receberão as tecnologias em projetos de indústria 4.0.

27/10/2025