A dificuldade de encontrar soldadores manuais qualificados é uma realidade na indústria. Ao mesmo tempo, os requisitos de qualidade, flexibilidade e eficiência estão crescendo continuamente, o que tem levado as empresas de maquinário a desenvolverem soluções automatizadas para esse tipo de tarefa.
A alemã Carl Cloos, com unidade brasileira em Guraulhos (SP), desenvolveu o sistema de soldagem Cobot, em conjunto com a MPA Technology, oferecendo aos seus usuários uma porta de entrada no mundo da soldagem automatizada. Podem ser soldados desde pequenos até grandes lotes de forma econômica e com alta qualidade, usando-se a fonte Qineo e um robô colaborativo (cobot) de alta precisão.
O pacote completo compacto foi denominado pela empresa como "Pronto para soldar", e garante uma a integração dos processos de produção existentes. O cobot pode ser programado e movido com precisão por meio de um sensor de torque em cada eixo. A operação intuitiva aumenta consideravelmente a eficiência do trabalho e o usuário pode fazer ajustes individuais no painel de controle sensível ao toque. Outra característica especial é o reinício simples após uma parada de emergência, uma vez que não é necessário destravar ou mover o robô.
Os componentes de segurança integrados garantem a proteção pessoal necessária e uma tela de proteção móvel fixada na mesa opcional protege o ambiente da radiação UV gerada durante a soldagem.
Foto: Cloos
Conteúdo relacionado:
#cobots #soldagem #Cloos
Mais Notícias PI
O software para fabricação a partir de chapas vai receber atualizações que serão demonstradas em duas feiras internacionais.
15/09/2025
Treinamento com formato híbrido terá início em novembro de 2025 e a Universidade Federal do Paraná também está programando turmas para 2026.
15/09/2025
Representada pela Oxipira, a Microstep passou a integrar um projeto de desenvolvimento de recursos tecnológicos aplicados à manufatura na indústria metal mecânica que inclui manutenção preventiva e otimização de processos.
15/09/2025