A empresa alemã Karl Roll criou um sistema de processamento com jato de água de alta pressão, que efetua a rebarbação de peças após a sua fabricação por processos de corte e soldagem, atuando em quatro eixos e promovendo o acabamento completo do componente.

O sistema é composto por bicos com comutação automática, posicionados em quatro eixos, os quais direcionam cada jato de água diretamente sobre pontos individuais, removendo rebarbas, cordões de solda ou camadas de incrustação. A pressão de trabalho dos jatos de água, controlados via CNC, é de cerca de 500 bar. A mesa em que a peça é apoiada também é rotativa, constituindo por isso um quarto eixo de movimentação no interior da câmara de trabalho.
Concebido para componentes com diâmetro até 450 mm e altura máxima de 550 mm, o sistema comporta peças de até 100 quilos, incluindo o peso do dispositivo de fixação.
Para um resultado preciso e reproduzível, a peça de trabalho pode ser girada durante o processo conforme necessário e movida ao longo do eixo X. Ao mesmo tempo, os bicos podem ser movidos ao longo dos eixos Y e Z. Esta possibilidade de processamento ajuda a remover contaminantes presentes em áreas de difícil acesso, tais como furos transversais e profundos.
A tecnologia de controle de última geração é usada para posicionar os eixos CNC, que também são usados em máquinas-ferramenta. A sequência do processo pode ser programada offline, por meio de um painel de controle de 15 polegadas.
Imagens (Karl Roll): Aspecto exterior do sistema FlexJet HD e a sua câmara de processamento, com um sistema de 4 eixos
Conteúdo relacionado:
Corte de metais usando jato de água ultrafino
Tratamento contra corrosão é oferecido como serviço
Mais Notícias PI
Com previsão de investimentos de R$ 30 milhões em reorganização societária, grupo distribuidor de aços brasileiro também estuda expansão no mercado dos Estados Unidos.
09/02/2026
Especialista em corte a laser, a suíça Bystronic adquiriu a divisão de ferramentas para processamento de materiais da norte-americana Coherent.
09/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
09/02/2026