A alemã Berg, representada no Brasil pela Thomas Técnica (São Paulo, SP), desenvolveu junto com o Instituto Fraunhofer de Máquinas-ferramenta e Tecnologia de Moldagem (IWU) um sistema inteligente de fixação de ferramentas que incorpora sensores às pinças que as fixam, podendo ser integrado como uma solução de retrofitting em prensas.

 

O sistema, denominado Tool Assist, foi desenvolvido usando simulações por malha de elementos finitos, para que fossem identificadas as posições ideais para incorporação dos sensores nas ferramentas. Sua funcionalidade foi testada inicialmente nos laboratórios do IWU, para posteriormente ser confirmada por teste em uma prensa de try out nas instalações de uma empresa parceira.

 

Os dados dos sensores são avaliados por um software (BergTronic) que está sendo desenvolvido em conjunto entre a empresa e o instituto de pesquisa. Seus algoritmos permitirão detectar e analisar desvios de processo, tendências e flutuações de parâmetros de produção.

 

As funcionalidades mecânicas das pinças sensoras para ferramentas são agrupadas nas funções digitais "status", "processo de fixação" e "monitoramento do processo de conformação".

 

 

Grande conjunto de dados de produção

O monitoramento do processo é feito com base nas informações fornecidas pela pinça sensora, dentre as quais estão mudanças na curva de força de prensagem e outras anomalias, reportadas diretamente ao comando da máquina. Erros de fixação e sinais de desgaste também estão entre as ocorrências detectadas pelo sistema inteligente.

 

O arranjo descentralizado das pinças e a sua instalação em múltiplas ferramentas permite atingir um grande volume de dados de produção para processamento pelos algoritmos do sistema, consistindo em uma fonte confiável e vasta de informação sobre o processo de conformação.

 

O vídeo abaixo mostra o posicionamento dos sensores e algumas características do sistema:

 

 

 

 


 

Fotos: IWU/Berg


 

Conteúdo relacionado:

 

Manufatura online, uma tendência no mercado de chapas

Ambiente de soldagem rumo ao conceito de indústria 4.0

 

 

 


 



Mais Notícias PI



Prima vai exibir novo centro de dobra na Expomafe

Equipamento possui recursos de servoacionamento, software proprietário e sistema com algoritmos que dão suporte à produção dinâmica.

25/04/2025


Feira e congresso de importadores acontecem em setembro

Feira e Congresso Internacional TECHMEI 2025, evento voltado para importadores e distribuidores de equipamentos industriais, serão realizados em São Paulo (SP).

25/04/2025


Valmet traz máquina de gravação a laser para as Américas

Equipamento que combina gravação direta e indireta em peças metálicas conta com sistema de laser de alta potência, além de recursos para filtragem e contenção de partículas provenientes do processo.

25/04/2025