A divisão de polímeros para a área médica da Clariant desenvolveu um masterbatch de aditivo da linha Mevopur que, adicionado à resina PET, atua como limitador da degradação pela ação do oxigênio em medicamentos e nutracêuticos armazenados em frascos moldados com esse material.

Steve Duckworth, chefe global de marketing e desenvolvimento de negócios da Clariant Healthcare Polymer Solutions, explicou que enquanto alimentos e bebidas exigem uma vida útil relativamente curta, os produtos farmacêuticos geralmente precisam manter sua potência mesmo quando armazenados por um ano ou mais.
Embora o PEAD tenha sido o material escolhido para o desenvolvimento da formulação, o PET é o material favorito de boa parte da indústria farmacêutica, pois oferece várias vantagens, incluindo a transparência. Por isso os aditivos foram desenvolvidos de modo a apresentar boas respostas também quando usados neste material, que combina transparência e longa vida útil.
“E, embora a reciclagem ainda não seja um tópico tão importante na indústria farmacêutica, o PET é considerado um material altamente reciclável, e qualquer barreira ao oxigênio que não exija várias camadas de material será vantajosa no quesito ambiental”, concluiu.
#aditivoredutordedegradacao #masterbatch #plásticos
Mais Notícias PI
A empresa do Grande ABCD adquiriu um reator de cinco toneladas e está prestes a iniciar uma linha de produção interna voltada para a fabricação de resinas de poliuretano (PU). A Amino também vai lançar novas resinas.
27/01/2026
Caminhos alternativos para contornar a tarifação norte-americana serão discutidos em webinar a ser promovido pelo Think Plastic Brazil.
27/01/2026
Design para reciclagem e redução de custos no desenvolvimento de embalagens serão temas abordados pela Associação Brasileira da Embalagem em cursos on-line.
27/01/2026