A divisão de polímeros para a área médica da Clariant desenvolveu um masterbatch de aditivo da linha Mevopur que, adicionado à resina PET, atua como limitador da degradação pela ação do oxigênio em medicamentos e nutracêuticos armazenados em frascos moldados com esse material.

Aditivo protege plásticos contra degradação causada pelo oxigênio

 

Steve Duckworth, chefe global de marketing e desenvolvimento de negócios da Clariant Healthcare Polymer Solutions, explicou que enquanto alimentos e bebidas exigem uma vida útil relativamente curta, os produtos farmacêuticos geralmente precisam manter sua potência mesmo quando armazenados por um ano ou mais.

 

Embora o PEAD tenha sido o material escolhido para o desenvolvimento da formulação, o PET é o material favorito de boa parte da indústria farmacêutica, pois oferece várias vantagens, incluindo a transparência. Por isso os aditivos foram desenvolvidos de modo a apresentar boas respostas também quando usados neste material, que combina transparência e longa vida útil.

“E, embora a reciclagem ainda não seja um tópico tão importante na indústria farmacêutica, o PET é considerado um material altamente reciclável, e qualquer barreira ao oxigênio que não exija várias camadas de material será vantajosa no quesito ambiental”, concluiu.

 

#aditivoredutordedegradacao #masterbatch #plásticos



Mais Notícias PI



Aplicações do mercado brasileiro na NPE

Produtos desenvolvidos com materiais sustentáveis da UBQ para o mercado brasileiro serão expostos na feira NPE, que acontece em maio, nos Estados Unidos.

16/04/2024


Coletar 60 mil quilos de plásticos no Brasil é meta de empresas parceiras

A Lord e a Plastic Bank Brasil fizeram um acordo para promover um programa de bonificação para catadores de resíduos plásticos na Região Sudeste.

16/04/2024


A indústria do PVC se prepara para o Tratado Global de Plásticos

O Fórum PVC 2024, que acontece de 15 a 18 de abril na Escócia, reúne organizações de diversos países e, inclusive, do Brasil, para discutir temas relacionados à resolução de problemas causados pelo descarte incorreto de plásticos, entre outros tópicos.

16/04/2024