A ABI Research, empresa de análises com matriz nos Estados Unidos, desenvolveu um estudo intitulado “68 tendências tecnológicas que vão moldar 2021” (68 Technology Trends That Will Shape 2021), no qual dedica espaço também para os rumos que a indústria de manufatura deve tomar. 

Temas gerais como telecomunicações, robótica e desafios logísticos impactam diretamente o ambiente industrial e ajudaram a identificar algumas probabilidades no setor, de modo a nortear os investimentos nas tecnologias que tendem a ter mais sucesso, com destaque para três delas.

 

Manufatura aditiva

Os pesquisadores de mercado da ABI ponderam que a manufatura aditiva tem avançado gradativamente, passando do status de tecnologia de produção de pequenas séries para o de grandes volumes, tendo por base o avanço na tecnologia de software voltada para o setor, especialmente com apoio mais amplo para sistemas de manufatura aditiva em plataformas IoT, além da ênfase na simulação e integração de parâmetros de processo.

 

Simulação como apoio aos processos industriais

A pandemia da Covid-19 fez mostrou o quanto as conexões digitais não conseguiram prever o aumento da demanda de determinados produtos devido ao fato de a aprendizagem de máquina levar em conta apenas padrões históricos. Simular cenários passará a ser uma rotina, e os sistemas disponíveis para isso poderão atuar precisamente na definição de condições do tipo “e se” (what-if), capacitando a cadeia de suprimentos a trabalhar com condições pouco previsíveis.

 

5G e fabricação inteligente

O uso da tecnologia 5G para a conectividade contribuirá para estabelecer vantagens operacionais para as fábricas que já usam ferramentas da Indústria 4.0, permitindo explorar o uso de ferramentas sem fio como alavanca para a fabricação inteligente.

 

O relatório da ABI, em inglês, pode ser baixado mediante inscrição, e traz também informações sobre outras tendências tecnológicas para o próximo ano.


 

Conteúdo relacionado:

 

Manufatura Digital Direta: O próximo passo da impressão 3D e da Manufatura Aditiva

 

A transição entre injeção e impressão 3D



 

Foto: ABI

 

#tendências2021

 



Mais Notícias PI



Programa vai atestar a qualidade de plásticos reciclados

Validar a qualidade de plásticos reciclados provenientes de autopeças e que serão reinseridos na cadeia produtiva é um dos objetivos do instituto espanhol Aimplas.

26/03/2024


Bioplastics Brazil reunirá especialistas globais para discutir os biopolímeros

A programação do Congresso internacional sobre materiais plásticos compostáveis e de fonte renovável já conta com os expoentes da pesquisa e da indústria de bioplásticos, que vão discutir aspectos técnicos, legislação e perspectivas deste mercado.

26/03/2024


Uso de blocos de PP reciclado na construção civil é tema de projeto

A Fuplastic e a TETO Brasil participam de um programa de construção de moradias que vai promover a utilização de blocos modulares de polipropileno reciclado. O CEO da Fuplastic forneceu informações sobre projetos de casas e galpões feitos com PP reciclado que estão em andamento.

26/03/2024