A Projedata (São Ludgero, SC) lançou durante a feira Interplast o sistema de gestão empresarial (ERP) Iniflex Smart, uma versão simplificada voltada para pequenas empresas de transformação de plásticos, que representam 70% das indústrias do setor. O lançamento busca substituir o uso de planil
has manuais por uma plataforma especializada que funciona como porta de entrada para os sistemas digitais, garantindo a integridade dos dados e a padronização dos processos desde a emissão do pedido de venda até a expedição do produto acabado.
Desenvolvido para atender especificidades das empresas de transformação de plásticos, o sistema apresenta menor tempo de implantação e custo reduzido em comparação aos sistemas ERP de propósito geral. O software integra a gestão de suprimentos, controle de estoque e de ordens de produção (OP’s), vendas e movimentação financeira (contas a pagar e a receber), dispensando a necessidade de customizações complexas que costumam onerar os projetos de informatização em empresas de menor porte.
No âmbito da gestão do chão de fábrica, a plataforma executa o monitoramento e o registro detalhado de parâmetros operacionais críticos, tais como tempos produtivos, índices de perdas de matéria-prima, paradas não programadas e tempo de setup das máquinas transformadoras (como injetoras e extrusoras). O acompanhamento rigoroso dessas variáveis operacionais oferece aos gestores dados concretos para a tomada de decisão e a identificação de gargalos no processo produtivo.
A ferramenta foi projetada para acompanhar o crescimento gradual da unidade industrial. Caso a operação demande rotinas mais abrangentes com a expansão da fábrica, o sistema permite a migração contínua e simplificada para a versão Iniflex Pro, preservando o histórico de dados e garantindo a continuidade das rotinas produtivas da empresa.
No site da Projedata é possível simular uma proposta em poucos cliques e obter o resumo do investimento necessário conforme o porte e a quantidade de usuários da empresa.
Imagem: Projedata
___________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________________
Conteúdo relacionado:
Tecnologia integra injeção e revestimento em ciclo único
Mais Notícias PI
Levantamento encomendado pela ABIEF mostrou alta no consumo de embalagens flexíveis no primeiro semestre deste ano, assim como aumento no uso de resinas recicladas na fabricação dessas embalagens.
08/09/2026
Estudo realizado pela ABRE e FGV IBRE aponta aumento na produção de embalagens plásticas no segundo trimestre de 2026 e associa mudanças no comportamento do consumidor às novas tendências de desempenho para o setor.
04/09/2026
Análise detalhada feita por pesquisadores do consumo hospitalar revelou o impacto de polímeros como PP e poli-isopreno, apontando diretrizes técnicas para o desenvolvimento de estruturas monomaterial que facilitem a reciclagem.
04/09/2026